Para além da Capital, Silvye preocupa lideranças de Aparecida

Nos bastidores, comentário é que a parlamentar figura bem nas pesquisas internas realizadas no município

Postado em: 20-02-2023 às 09h00
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Para além da Capital, Silvye preocupa lideranças de Aparecida
Nos bastidores, comentário é que a parlamentar figura bem nas pesquisas internas realizadas no município. | Foto: Reprodução

O nome da ex-apresentadora da Rede Record e deputada federal por Goiás, Silvye Alves (UB), tem preocupado alguns players importantes da política. Mas não só os da Capital. Isso porque o nome da federal tem ganhado musculatura no rol daqueles que devem disputar a prefeitura de Aparecida em 2024.

Um fator que pode levar a deputada a concorrer em Aparecida, caso queira, de fato, mergulhar no pleito do ano que vem, passa por Goiânia. Na Capital, alguns postulantes almejam concorrer com o apoio do governador Ronaldo Caiado (UB). Os principais cotados para isso são Ana Paula Rezende (MDB), filha do ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende Machado, e Bruno Peixoto (UB) ex-líder do governo e atual presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). 

Ana Paula figura como uma alternativa mais distante, haja vista que ainda estuda a possibilidade de lançar candidatura. Bruno Peixoto, por sua vez, nunca escondeu seu interesse em se tornar prefeito da Capital e, em paralelo, vive seu melhor momento político. Peixoto é visto como um político com capacidade de aglutinar, além de articulador nato, o que poderia contribuir para formação de uma frente ampla na capital. 

Continua após a publicidade

A briga em Goiânia, será, sem dúvidas, mais pesada. Silvye, apesar da popularidade, poderia não herdar o apoio do governo, o que ampliaria sua vulnerabilidade em uma disputa como a da Capital. Sem o aval do governador e políticos próximos ao chefe do Executivo, a avaliação é que a federal poderia patinar. 

A leitura, nos bastidores, é que em Aparecida o cenário é “mais oportuno”. Além de ter recebido uma grande quantidade de votos no município, a parlamentar enfrentaria um cenário eleitoral menos denso.

Na cidade vizinha a Capital, os nomes por enquanto ventilados são os do atual prefeito, Vilmarzinho Mariano (Patriota), que deve concorrer com o apoio do ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patriota) e, claro, com a máquina a seu favor, o que o torna minimamente competitivo. Além dele, são especulados os nomes de André Fortaleza (MDB), presidente da Câmara Municipal; do também deputado federal, Glaustin da Fokus (PSC), e em uma raia mais distante, o nome do estadual Cairo Salim (PSD) que ao menos por enquanto tem sido visto como uma possibilidade mais distante de poder.

Mas de volta ao nome de Silvye, a parlamentar, vale lembrar, foi a mais bem votada em todo o estado. Silvye mergulhou na briga por uma das 17 cadeiras a convite da primeira-dama, Gracinha Caiado. Ela obteve 254.653 votos (7,39% do total). Mais de 117 mil só na Capital. Resultado que pegou, inclusive, a própria jornalista de surpresa, embora ela entendesse que teria chance de chegar à Câmara.

Veja Também