Naves enfrenta difícil missão de emplacar sucessor em 2024

Prefeito de Anápolis, avaliam aliados, tem enfrentado dificuldades para encontrar um nome de peso que possa chamar de sucessor

Postado em: 23-02-2023 às 08h00
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Naves enfrenta difícil missão de emplacar sucessor em 2024
Prefeito de Anápolis, avaliam aliados, tem enfrentado dificuldades para encontrar um nome de peso que possa chamar de sucessor. | Foto: Reprodução

Interlocutores próximos ao prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP), não titubeiam ao comentar, em off, as dificuldades enfrentadas pelo gestor em encontrar um nome de peso para chamar de sucessor na disputa de 2024. 

Conforme lideranças consultadas pelo O HOJE, esse será, inclusive, o principal desafio que o prefeito tende a enfrentar — politicamente falando — nos próximos meses. Fato é que Naves tem estudado com cautela as diferentes possibilidades que batem à porta com certa frequência. 

Ainda que a maioria dos políticos tenha o hábito de dizer, quando questionados, que o assunto eleição deve ser levado à mesa mais para frente, essa não é uma verdade absoluta. Ainda há, de fato, muita água para passar por baixo da ponte, mas importantes costuras já podem ser percebidas nos bastidores não apenas de Anápolis, mas das demais prefeituras onde um vácuo de poder é esperado. 

Continua após a publicidade

Naves, atestam figuras próximas, corre contra o relógio na tentativa de encontrar alguém capaz de ganhar musculatura suficiente para chegar forte no ano que vem. Certamente não será uma disputa tranquila para o time governista. Lideranças anapolinas dão como certa a presença do deputado estadual Antônio Gomide (PT) e o suplente de deputado federal, Márcio Correa (MDB) no pleito.

Em entrevista coletiva concedida no início de fevereiro o gestor, porém, demonstrou tranquilidade ao falar da situação. Conforme mostrado pelo jornal Diário da Manhã, Naves disse que seu sucessor deve se preocupar principalmente em conquistar os anapolinos, e não o prefeito. “As pessoas confundem e ficam procurando o apoio do prefeito. Quem decide eleição é a população. Tem que trabalhar para ter o apoio da população”, considerou.

Em outro trecho da entrevista, o prefeito falou sobre os critérios que serão adotados para escolha do sucessor. Naves buscará, entre os aliados, alguém que tem trabalhado pela população. “Essa decisão não pode ser pessoal. Do prefeito Roberto Naves. Tem que ser o melhor prefeito para Anápolis”. 

E, por fim, pontuou que deve observar, também, o resultado de pesquisas qualitativas e quantitativas que serão realizadas no município. “O que posso dizer é que procurar apenas o apoio do prefeito para as eleições é perder tempo”, disparou. 

Adversários 

Conforme mostrado pelo O HOJE, as bases do deputado estadual Antônio Gomide (PT) querem que ele tente nova disputa pela prefeitura de Anápolis em 2024. O parlamentar, contudo, estaria resistente ao plano de tentar novamente o paço do município.

Em 2020, ele concorreu à prefeitura, mas terminou em segundo lugar. Ele foi derrotado pelo prefeito Roberto Naves (PP), reeleito naquela eleição. A avaliação dos aliados do petista, todavia, é que, sem Naves, Gomide desponta como favorito na corrida eleitoral. Além disso, ele já foi prefeito da cidade por dois mandatos. 

Pelo histórico, as bases querem e acreditam no sucesso dele em 2024. Mesmo resistente, os aliados creem que ele poderá ceder a pedido do partido. O parlamentar foi procurado pelo Jornal O Hoje e disse que não existe nenhuma ação focada na prefeitura de Anápolis, no momento. Ele diz, ainda, que se dedica ao mandato na Assembleia Legislativa de Goiás, “referendado por 45.256 votos dos goianos, no qual é representante de Anápolis na Mesa Diretora. Posteriormente, as decisões acerca das eleições municipais serão tomadas pelo partido, de forma coletiva”.

Por falar em quantidade expressiva de votos, também é ventilado o nome de Marcio Correa como uma promessa para 2024. O emedebista registrou quase 60 mil votos na eleição de 2022. Empresário nato, Márcio conta com uma base forte atrelada a um vultuoso poder econômico. As apostas são de que o empresário pode se revelar uma grata surpresa para os anapolinos. Resta aguardar. 

Veja Também