PF considera pedir prisão de Bolsonaro caso não retorne ao Brasil até abril

O ex-presidente é investigado por suposto envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro além de tentar receber presentes milhonários de forma ilegal

Postado em: 11-03-2023 às 17h25
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: PF considera pedir prisão de Bolsonaro caso não retorne ao Brasil até abril
O ex-presidente é investigado por suposto envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro além de tentar receber presentes milhonários de forma ilegal | Foto: Agência Brasil

Investigadores da Polícia Federal (PF) avaliam pedir a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) caso ele não volte para o Brasil até abril deste ano, aponta coluna da Carolina Brígido no UOL.

Bolsonaro está na Flórida desde o dia 30 de dezembro do ano passado. Segundo a reportagem, o estudo é que, se ele continuar nos Estados Unidos, fica configurado o crime de “evasão do distrito da culpa”, previsto no artigo 302 do Código de Processo Penal. A medida se torna uma justificativa para a prisão cautelar de uma pessoa investigada.

O ex-presidente é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro deste ano, em que bolsonarista invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes. Além disso, nas últimas semanas veio a tona o caso das joias, em que o governo Bolsonaro é acusado de ter tentado receber de maneira ilegal presentes milionários do regime da Arábia Saudita, avaliados em R$ 16,5 milhões.

Continua após a publicidade

O segundo pacote de joias trazido da Arábia Saudita ao Brasil teria sido entregue pessoalmente a Bolsonaro no Palácio da Alvorada. Endereços ligados ao ex-presidente podem ser alvo de busca e apreensão, se a caixa com joias masculinas não for entregue publicamente, apontam investigadores da PF na coluna.

Leia também: Bolsonaro trouxe fuzil que ganhou de príncipe árabe em avião da FAB

Veja Também