Bolsonaro diz a aliados que planeja se candidatar ao Senado em 2026

Bolsonaro revelou a aliados com quem se reuniu nos últimos dias que planeja se lançar como candidato em 2026.

Postado em: 16-04-2023 às 18h05
Por: Julia Kuramoto
Imagem Ilustrando a Notícia: Bolsonaro diz a aliados que planeja se candidatar ao Senado em 2026
Bolsonaro revelou a aliados com quem se reuniu nos últimos dias que planeja se lançar como candidato em 2026. | Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) revela a aliados com quem se reuniu nos últimos dias que planeja se lançar como candidato a senador em 2026. Desse modo, ele enxerga em seu plano político a possibilidade de liderar um bloco numeroso na Casa, formado por parlamentares que se identificam com ele.

Mato Grosso, Rondônia e Distrito Federal – locais com forte predominância bolsonarista – são consideradas opções de preferência para o lançamento de sua candidatura a senador. Segundo Bolsonaro, isso poderia fechar seu ciclo parlamentar, devido aos seus mandatos como vereador e deputado federal.

Ademais, ele exclui o Rio de Janeiro, local onde sua carreira política se edificou, por conta de Flávio Bolsonaro (PL), seu filho, que considera a eleição. São Paulo também pode ver uma tentativa de outro filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), lançar seu nome ao Senado.

Continua após a publicidade

Além disso, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, presidente do PL Mulher, também pode buscar uma cadeira na Casa.

Caso o grupo encontre uma vitória, Bolsonaro projeta liderar um bloco com os três familiares e também aliados próximos, que já possuem cadeiras no Senado. Entre eles, Damares Alves (Republicanos-DF), Rogério Marinho (PL-RN), Jorge Seif (PL-SC) e Marcos Pontes (PL-SP).

O projeto será colocado em marcha caso Bolsonaro chegue em 2026 em condições jurídicas de disputa. Atualmente, as 16 ações de investigação que Bolsonaro está sofrendo podem torná-lo inelegível. A investigação que tramita no STF tenta apurar se o ex-presidente usou do seu cargo e da estrutura do Estado para disseminar mentiras sobre o processo eleitoral.

Leia também:

Veja Também