Caiado encerra missão na China com acertos bilionários para Goiás

Governador cumpriu agenda intensa em seis cidades do país asiático. Na volta, traz na mala acordos de cooperação e expectativa de investimento em novas indústrias

Postado em: 16-11-2023 às 07h38
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Caiado encerra missão na China com acertos bilionários para Goiás
Governador cumpriu agenda intensa em seis cidades do país asiático. Na volta, traz na mala acordos de cooperação e expectativa de investimento em novas indústrias | Foto: Junior Guimaraes

Seis grandes empresas sediadas na China devem trazer investimentos para Goiás nos próximos anos. Este é o saldo da viagem liderada pelo governador Ronaldo Caiado ao país asiático para atração de novos investimentos ao estado. Durante o período de 14 dias, encerrado nesta terça-feira (14), uma comitiva goiana esteve em seis cidades, incluindo a capital Pequim, e realizou cerca de 16 visitas e reuniões com representantes do governo chinês, empresários e uma universidade. 

“Tivemos um avanço histórico. A missão foi extremamente produtiva, pois fechamos acordos que vão gerar emprego e renda e garantimos parcerias que vão promover a pesquisa e a inovação em Goiás”, ressaltou Caiado, horas antes de voltar ao Brasil. Um dos principais destaques foi a assinatura do acordo comercial para a instalação e início das operações da multinacional de energia renovável Chint Power no município de Itumbiara. O plano de investimentos será apresentado pelo grupo nos próximos meses. 

Também avançaram as negociações com os grupos CMOC, indústria de mineração e beneficiamento de nióbio e fosfato, que projeta investir R$ 3 bilhões em Goiás, e com a Weichai Group, topo do ranking em produção de motores elétricos, outra com interesse no município de Itumbiara. “Tivemos a oportunidade de avançar na negociação. Elevaremos o patamar tecnológico de Goiás, que será referência na produção de produtos de ponta em nosso estado, com a possibilidade de abastecer a América Latina”, afirmou o governador.

Continua após a publicidade

A comitiva formada por secretários de estado, prefeitos, deputados e especialistas, além do próprio governador, conheceu ainda a montadora chinesa BYD, responsável pelo modelo de ônibus elétrico que integra os estudos do Governo de Goiás para substituição dos veículos do Eixo Anhanguera. Com a Huawei, foi assinado memorando de entendimento para desenvolver soluções em tecnologia para o serviço público e a possível contratação da wi-fi 6, última tecnologia de internet sem fio, para a rede estadual de ensino.

Por fim, uma das maiores empresas de engenharia e infraestrutura do mundo, a China Railway Limited (CREC), confirmou o envio de uma missão a Goiás no ano de 2024 para avaliar oportunidades no mercado local. A ideia é que o grupo, com capital e conhecimento tecnológico no setor, possa se juntar a empresas brasileiras na construção de ferrovias e exploração de minérios. A empresa já tem atuação na Mina Boa Vista, em Catalão, e em outros estados brasileiros. 

Um acordo inédito firmado pelo Governo de Goiás e a Universidade Tsinghua, localizada em Pequim, também permitirá uma cooperação futura em pesquisas científicas nas áreas de mudanças climáticas e tecnologias inovadoras em energia. Os estudos devem ser conduzidos de forma integrada entre a instituição de ensino asiática, considerada a melhor do país e a 12ª do mundo pelo ranking Times Higher Education, e a Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Ao longo da peregrinação da comitiva goiana pelo país asiático, a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, participou de um simpósio sobre políticas públicas sociais. Na ocasião, lideranças dos países que compõem os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) compartilharam experiências no combate às desigualdades. O encontro ocorreu em Xangai.

Veja Também