Carlos Bolsonaro é alvo da PF em investigação sobre espionagem da Abin

Além dele, também foi alvo um policial federal que integrava os quadros da Agência na gestão passada

Postado em: 29-01-2024 às 08h27
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Carlos Bolsonaro é alvo da PF em investigação sobre espionagem da Abin
Além dele, também foi alvo um policial federal que integrava os quadros da Agência na gestão passada (Foto: Renan Olaz/CMRJ)

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o vereador pelo Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro, foi um dos alvos de uma operação da Polícia Federal (PF) nesta segunda-feira (29). A ação continua a apuração do suposto monitoramento ilegal feito pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante a gestão de Alexandre Ramagem.

Além de Carlos, também foi alvo um policial federal que integrava os quadros da Abin naquela gestão. A PF cumpre mandados no Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

Sobre a investigação, ela aponta que a Abin mantinha uma ala paralela envolvida em espionagem ilegal, utilizando o software israelense FirstMile. Esta ferramenta permitia monitorar dispositivos móveis por meio de dados de GPS, possibilitando não apenas o acompanhamento dos alvos, mas também a identificação de seus contatos.

Continua após a publicidade

O diretor-geral da PF, Andrei Passos, informou que a espionagem atingiu cerca de 30 mil brasileiros, incluindo ministros e políticos de oposição ao governo.

LEIA MAIS:

PF aponta obstrução de Justiça da Abin durante cumprimento de mandados

Veja Também