Rogério busca reeleição pelo Solidariedade

Ainda que a consolidação da troca de legenda tenha ocorrido no último final de semana, prazo máximo estabelecido pela justiça eleitoral

Postado em: 08-04-2024 às 09h00
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Rogério busca reeleição pelo Solidariedade
Troca de legenda tem como pano de fundo as eleições que se aproximam. Apesar da resistência em lançá-lo como candidato, presidente do Republicanos municipal diz que partido continuará na base de apoio ao gestor | Foto: Divulgação

Com participação de Francisco Costa

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, deixou o partido Republicanos no último final de semana. A troca de legenda tem como pano de fundo as eleições que se aproximam. Acontece que o gestor demonstra interesse em buscar um segundo mandato na capital ao passo em que o partido que o abrigou ao longo dos últimos quatro anos em que esteve no poder demonstrava resistência em lançá-lo na corrida. 

Apesar da mudança partidária, a presidente do Republicanos em Goiânia, vereadora Sabrina Garcez, garante que o partido continuará na base de apoio de Cruz nas eleições deste ano. O prefeito, por sua vez, disse logo após assinar o termo de adesão ao partido que agora sim a pré-campanha começa. “Já estão todos iniciando e nós vamos continuar com a nossa também”, disse após assinar o termo de filiação ao partido de Denes Pereira.

Continua após a publicidade

Ainda que a consolidação da troca de legenda tenha ocorrido no último final de semana, prazo máximo estabelecido pela justiça eleitoral para que os pré-candidatos realizem mudanças partidárias, a filiação ao Solidariedade não é de todo uma surpresa. 

Conforme antecipado pela reportagem do jornal O HOJE ainda em janeiro deste ano, é comum que todo político que deseja concorrer busque as melhores condições para isso. Cada vez mais experiente, especialmente depois de quase quatro anos à frente da principal prefeitura do Estado, Cruz se tornou um player importante no processo político goianiense. Como tal, tem agido, há tempos, de maneira estratégica em busca de seu sucesso eleitoral. 

O prefeito intensificou, desde o final do ano passado, o número de obras na capital e tem feito o possível para mostrar que tem condições de continuar à frente do Executivo goianiense.  

À época, a reportagem mostrou que apesar da distância do pleito de outubro, Cruz já contava com uma espécie de ‘plano B’ caso não encontrasse o apoio esperado no Republicanos. O HOJE mostrou que o caminho mais provável, como consolidado no último final de semana, seria, de fato, o Solidariedade. O presidente da sigla figurou na maior parte do tempo como membro do alto escalão do time de Rogério na prefeitura. Não é à toa que Denes Pereira  não hesitou em abrir as portas para que Rogério dispute ante a resistência de sua própria casa. 

O Solidariedade, vale lembrar, se revelou ao longo dos últimos anos um agente importante da cena política goianiense. O partido chegou a sete vereadores em Goiânia e ultrapassou a bancada do MDB, que possui seis. 

Estão filiados pela legenda os parlamentares: Anderson Sales, Bill Guerra, Gabriela Rodart, Igor Franco, Joãozinho Guimarães, Leandro Sena e Ronilson Reis. O presidente da legenda em Goiás afirma desde o início da movimentações que quem se filiar à sigla sabe  que ela estará com Rogério. 

Sobre a permanência de todos esses nomes na base governista, o presidente do Solidariedade disse, à época, não se tratar de uma imposição e garante que dissidentes não serão expulsos do partido. “Após a filiação, vamos conversar para trazer para mais perto, mas sempre respeitando a posição de cada um. Nada é imposto. Quem vem sabe que o Solidariedade vai apoiar o prefeito Rogério. Mas não temos unanimidade em lugar nenhum na vida, né?”, indagou, bem humorado, ao repórter Yago Sales. 

Veja Também