“Negacionismo ambiental”: o que o escritor Jeferson Tenório, autor de O Avesso da Pele, afirma sobre tragédia no RS

Escritor gaúcho pede atenção da população brasileira no momento de escolher quem serão os representantes políticos

Postado em: 08-05-2024 às 16h48
Por: Andresa Cardoso dos Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: “Negacionismo ambiental”: o que o escritor Jeferson Tenório, autor de O Avesso da Pele, afirma sobre tragédia no RS
Escritor Jeferson Tenório comenta situação no Rio Grande do Sul. Foto: Flávio Fontana Dutra/Divulgação.

Jeferson Tenório, autor do livro O Avesso da Pele, abordou a recente catástrofe no Rio Grande do Sul em texto publicado no UOL. Intitulado “Chuva sem precedentes não é desculpa para o despreparo de autoridades”, o texto enfatiza a importância e urgência de ir além da discussão sobre o que é, em sua opinião, uma crise climática; esta que reflete as atitudes políticas tomadas relativas ao meio ambiente.

Tenório afirma em trecho do artigo: “As inundações vieram para ficar. Nenhum estado do Brasil está livre de catástrofes como esta.” Em sequência, complementa: “Meu tom nada tem de alarmista. É uma constatação que bate em nossa porta.”

O escritor gaúcho pede atenção da população brasileira no momento de escolher quem serão os representantes políticos: se estes propõem ações que reforcem e criem novas leis ambientais; e após as eleições, frisa que é importante saber se estes seguem e cumprem com as propostas.

Continua após a publicidade

Jeferson finaliza o texto com a seguinte frase: “A conta chegou e veio com juros.” De fato: a tragédia que ocorre no sul já tem 100 vítimas e 66 mil pessoas desabrigadas.

Veja Também