China anuncia lançamento de serviço de internet com velocidade recorde

A rede é rápida o suficiente para transferir dados de 150 filmes em um segundo

Postado em: 16-11-2023 às 10h54
Por: Rondineli Alves de Brito
Imagem Ilustrando a Notícia: China anuncia lançamento de serviço de internet com velocidade recorde
A rede é rápida o suficiente para transferir dados de 150 filmes em um segundo | Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (15/11), a China anunciou, que atingiu um novo recorde mundial no setor de tecnologia, com o lançamento de um serviço de internet que seria o “mais rápido do mundo”. A rede alcança uma largura de banda de 1,2 terabit por segundo.

A informação da nova velocidade foi divulgada em uma conferência de imprensa esta semana pela fabricante de tecnologia Huawei e a China Mobile, em parceria com a Universidade Tsinghua, de Pequim, e a Cernet.

Para alcançar esse recorde os chineses construíram uma rede de 3 mil quilômetros que conecta Pequim ao sul do país. Os testes que mediram a velocidade tiveram início no fim de julho deste ano e foram bem sucedidos, segundo um comunicado da universidade.

Continua após a publicidade

Segundo a Huawei, a rede backbone é capaz de navegar a cerca de 1,2 terabits (ou 1,2 mil gigabits) por segundo, rápida o suficiente para transferir dados de 150 filmes em um segundo.

Backbone é uma infraestrutura que move o tráfego da Internet para diferentes localidades, capaz de aguentar transferências de dados de tecnologias como o 5G, além de veículos elétricos.

Segundo a universidade, a rede “é operada com base em tecnologias-chave de propriedade nacional da China” e estes 1,2 terabit por segundo atingidos são estáveis e confiáveis.

Essa velocidade de internet ainda demorara muito para ficar disponível nas casas dos consumidores. Porém, o serviço de Internet mais robusto e mais rápido terá implicações enormes para empresas, como transferencia de informações mais rapidas e melhor segurança nacional.

Para se ter uma ideia de tamanha velocidade em comparação com outros países, a maior velocidade móvel de internet, atualmente, é registrada na Coreia do Sul, com uma conexão de 432,7 Mbps. O Brasil tem uma velocidade de até 357,8Mbps.

Veja Também