Desafiando os limites: confira a lista dos arranha-céus mais altos do Brasil e do mundo

A corrida para construir os prédios mais altos e impressionantes está desafiando os limites do possível dentro da engenharia e principalmente da arquitetura

Postado em: 02-01-2022 às 15h53
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Desafiando os limites: confira a lista dos arranha-céus mais altos do Brasil e do mundo
A corrida para construir os prédios mais altos e impressionantes está desafiando os limites do possível dentro da engenharia e principalmente da arquitetura. | Fotos: Reprodução

Para uma lista de curiosidades, o Jornal O Hoje separou uma lista com os 5 arranha-céus mais altos no Brasil e outros 5 ao redor do mundo, para apreciarmos a história e a arquitetura de cada um deles. O Brasil possui cinco das cem cidades com a maior quantidade de arranha-céus do mundo: São Paulo, Goiânia, Rio de Janeiro, Recife e Balneário Camboriú. No entanto, os edifícios mais altos do país estão localizados majoritariamente em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. 

O primeiro edifício de grande porte construído no Brasil foi o Sampaio Moreira, em São Paulo, no ano de 1924. O Edifício A Noite, no Rio de Janeiro, e o Edifício Martinelli, também na capital paulista, são considerados os primeiros arranha-céus do país. Apenas edifícios com mais de 150 metros de altura são considerados arranha-céus atualmente

A corrida para construir os prédios mais altos e impressionantes está desafiando os limites do possível dentro da engenharia e principalmente da arquitetura, são produzidas obras de arte nos lugares dos prédios. 

Continua após a publicidade

Confira a lista dos prédios mais altos do mundo:

1. Burj Khalifa – 828 m

Foto: Reprodução/Internet 

O prédio foi inaugurado em 2010, e de longe bateu todos os recordes! Ele fica localizado em Dubai e tem 163 andares. Seu design inovador foi criado para ser moderno, refletir a cultura do país e ser totalmente resistente aos ventos fortes e às altas temperaturas da região. A estrutura em pirâmide e o centro reforçado por 3 alas permitiu ir mais alto sem perder a estabilidade. O Burj Khalifa vem ainda com tecnologia de ponta para ser super eficiente. Uma verdadeira obra-prima que deve manter seu lugar no pódio pelos próximos anos.

2. Shanghai Tower – 632 m

Foto: Reprodução/Internet 

O prédio tem 128 andares e foi inaugurado em 2015, sua estrutura em espiral, além de elegante, é bem mais resistente aos ventos fortes que assolam edifícios altos, desafiando a própria engenharia. O edifício também tem um método inovador para regular a temperatura de forma eficiente: uma sutil “camada extra” no exterior do prédio, que reduz o impacto entre a temperatura interior e exterior. 

3. Makkah Royal Clock Tower – 601 m

Foto: Reprodução/Internet 

Esta é a maior torre de relógio do mundo, que fica na cidade mais sagrada do Islã – Meca. A torre fica junto da maior mesquita do mundo, que pode albergar até 2 milhões de fiéis de uma só vez na peregrinação anual para Meca, que todo muçulmano deve fazer pelo menos uma vez na vida. Essa obra foi concluída em 2012 e conta com 120 andares. 

4. Ping An Finance Centre – 599,1 m

Foto: Reprodução/Internet 

O Ping An Finance Center foi projetado em 2008 e sua construção começou em 2010. No entanto, a obra teve que ser paralisada em 2011 quando se constatou que em alguns pilares de sua fundação foi usada areia do mar como agregado do concreto. Sob o risco de colapso, as estruturas foram demolidas e refeitas. O prédio, então, teve suas obras retomadas em 2012, ele está localizado na província de Shenzhen e contém 115 andares. 

5. Lotte World Tower – 554,5 m

Foto: Reprodução/Internet 

O Lotte World Tower é um arranha-céu de 123 andares e 556 metros de altura em Seul, Coreia do Sul. É o edifício mais alto na península coreana, um título que anteriormente era detido pelo Ryugyong Hotel em Pyongyang, na Coreia do Norte, sua obra foi concluída em 2017. 

Confira a lista dos prédios mais altos do Brasil:

1. One Tower – 290m 

Foto: Reprodução/Internet 

O One Tower é um arranha-céu em construção localizado na cidade de Balneário Camboriú, no sul do Brasil. Quando concluído, será o maior edifício já construído no país, e o segundo mais alto arranha-céu da América do Sul, com mais de 270 metros de altura. Para a curiosidade de muitos, ele ainda não foi inaugurado, mas está previsto para o ano de 2022. 

2. Yachthouse Residence Club Torre 1 e 2 – 281m 

Foto: Reprodução/Internet 

Os dois prédios são um complexo residencial de apartamentos de alto luxo, composto por duas torres gêmeas em Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina. Em 2020, os dois edifícios atingiram sua altura máxima, tornando-se os mais altos do país. Suas obras continuaram até junho de 2021,com previsão de que o edifício esteja completo e seja inaugurado entre o 3° e 4° trimestre de 2022. Os dois edifícios situam-se na Avenida Normando Tedesco, 1333, e cada uma das duas torres possui 281 metros de altura, com total de 81 andares e 120 mil m² de área construída.

3. Infinity Coast – 234m

Foto: Reprodução/Internet 

O Infinity Coast Tower é um arranha-céu também localizado na cidade de Balneário Camboriú, no sul do Brasil. Foi considerado o arranha-céu mais alto já construído no país por menos de um ano e um dos mais altos arranha-céus da América Latina, com 234,7 metros de altura.

4. Complexo Orion – 191 m 

Foto: Reprodução/Internet 

O Complexo Orion está localizado aqui na nossa capital goiana. O edifício pode ser visto de vários pontos de Goiânia em um raio de aproximadamente 10 km, com uma bandeira do Brasil com 5,85 metros de altura e 8,35 metros de largura, tendo 50 andares. 

5. Epic Tower – 190 m 

Foto: Reprodução/Internet 

Com tecnologia que permite a eficiência energética, o edifício tem 55 andares e 50 apartamentos, sendo uma unidade por andar. Para se ter uma ideia da grandiosidade do Epic Tower, na construção do arranha-céu foram utilizadas quase 2500 toneladas de aço. Só de concreto, a estrutura conta com 23.600 m³. Ele está localizado em Balneário Camboriú, no Litoral Norte. 

Veja Também