Evento busca humanizar jornada digital

A nova realidade exige um acolhimento especial do novo colaborador, para reduzir sua ansiedade

Postado em: 10-08-2022 às 09h19
Por: Rodrigo Melo
O ambiente de universos virtuais tem se mostrado eficazes na forma de humanizar o acolhimento e unificar a jornada do novo colaborador| Foto: Divulgação

A escassez de talentos é o maior gargalo para as empresas. Em um cenário de rápidas mudanças e avanço digital, as competências humanas e soft skills (habilidades comportamentais) se tornaram ainda mais necessários, visto que são elas que comprovadamente impulsionam os negócios. O papel da área de RH, portanto, passou de processual para estratégico, e o RH se posiciona como o acelerador do progresso humano, uma vez que ideias inovadoras só podem vir de pessoas.

Do outro lado da mesa, as novas gerações de colaboradores buscam um trabalho que esteja alinhado a seus valores, que garanta bem-estar e uma experiência saudável. Não mais valorizam o trabalho tradicional e a longevidade dentro de uma empresa, como era no passado. A falta por talentos passa a ser uma dificuldade de engajamento, e a experiência do novo colaborador passa a ser a prioridade número 1 dos líderes de RH.

Pensando nisso, no dia 17 de agosto, uma empresa de tecnologia fará a primeira edição do Bench com RH 2022, evento totalmente online e gratuito. O objetivo, segundo os organizadores, é inspirar e motivar profissionais de RH por meio do compartilhamento de histórias, práticas e casos de sucesso na humanização da experiência do novo colaborador, através do uso de tecnologias como gamificação, realidade virtual e inteligência artificial.

Continua após a publicidade

Importante destacar que a nova realidade exige um acolhimento especial do novo colaborador, para reduzir sua ansiedade, criar um sentimento de pertencimento, e assim reduzir esse falta de engajamento. Para isso, tal acolhimento deve propiciar uma experiência avançada sobre a nova empresa, mesmo à distância, que comece antes do primeiro dia, ainda na fase de oferta de emprego, siga por toda a admissão.

Dessa formas, elas podem continuar todo o processo de onboarding, onde os colaboradores adquirem o conhecimento, as habilidades e os comportamentos necessários para se tornarem membros eficazes.

O ambiente de universos virtuais tem se mostrado perfeito para isso. É a forma de humanizar o acolhimento e unificar a jornada do novo colaborador através de tecnologia digital. Grandes líderes do mercado saíram na frente e já contam com um ambiente digital que inclui um assistente virtual que “pega na mão”, digitalmente.

A experiência destes novos colaboradores os guia por voz ao longo de todo o processo de contratação e onboarding, através de uma experiência visual memorável, que emociona e cria laços afetivos com a marca empregadora.

No caso da uma grande instituição voltada às telecomunicações, que será uma das participantes do evento, a empresa de tecnologia atua na etapa de oferta de emprego. Antes, alguns candidatos selecionados poderiam ter dúvidas ao receber a carta proposta por texto ou por telefone, principalmente sobre os benefícios que a empresa oferecia. Essas dúvidas consumiam cerca de 80% do tempo dos recrutadores em atividades de atendimento, e alongavam o processo de decisão.

Agora, além de fortalecer o posicionamento da empresa como marca empregadora, a solução traz resultados expressivos em forma de otimização de tempo dos recrutadores, aumento na taxa de aceite, agilidade no processo de oferta e mais apoio para os candidatos selecionados nesta decisão tão importante. A solução ainda elimina a possibilidade de erro humano durante o processo, oferece inteligência de negócios e indicadores de performance em tempo real, e elimina ou reduz em até 95% o tempo das ligações para fazer a oferta de emprego.

Segundo gerente Sênior de Atração de Talentos, Willian Katayama, a oferta de remuneração e benefícios é um dos momentos mais emotivos do processo de seleção de uma empresa. “Uma experiência diferenciada é fundamental para atrair os melhores candidatos”, destaca. O executivo é um dos palestrantes confirmados para o Bench com RH 2022. 

O CEO da empresa de tecnologia, Daniel Uchôa, ressalta que um dos pontos que mais se destacam na construção e resultados desta jornada é a preocupação em levar a melhor experiência ao futuro colaborador, gerando um sentimento de pertencimento, e ampliar o employer branding.

“Para ajudar essas pessoas em um momento de decisão tão importante em suas vidas, que é a escolha de um emprego, nada melhor do que uma real vivência imersiva nas vantagens da oferta, passando pelos principais fatores de decisão. Essa experiência pode ser compartilhada e desfrutada com a família, para apoiá-los na decisão”, afirma o CEO.

As inscrições para o Bench com RH 2022 são gratuitas e devem ser feitas pelo o endereço www.even3.com.br/benchcomrh até o dia do evento. Os inscritos receberão o link para acesso à transmissão dos painéis.

Veja Também