Réus por assassinatos de Bruno e Dom serão julgados em júri popular

Decisão da Justiça Federal leva réus a júri popular pelos assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips no Vale do Javari.

Postado em: 03-10-2023 às 17h44
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Réus por assassinatos de Bruno e Dom serão julgados em júri popular
Amarildo da Costa de Oliveira, conhecido como ‘Pelado’| Foto: Fato Amazônico

A Justiça Federal do Amazonas determinou que Amarildo da Costa Oliveira e outros dois réus serão levados a julgamento popular. Eles são acusados pelos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, ocorridos em junho de 2022 no Vale do Javari, no Amazonas.

A determinação foi oficializada pelo juiz federal Weldeson Pereira da Comarca de Tabatinga e tornada pública nesta segunda-feira (2/10). O magistrado, ao assinar o documento, reiterou também a prisão dos três acusados.

Os réus estão enfrentando acusações de duplo homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Atualmente, encontram-se detidos em presídios federais, sendo Amarildo da Costa Oliveira, também conhecido como “Pelado”, na Penitenciária Federal de Catanduvas (PR). Oseney da Costa de Oliveira, apelidado de “Dos Santos”, está na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS), enquanto Jefferson da Silva Lima, conhecido como “Pelado da Dinha”, está sob custódia na mesma unidade em Campo Grande.

Continua após a publicidade

A defesa dos réus emitiu um comunicado informando que planejam contestar a decisão. Os advogados sustentam que os três só devem ser submetidos a um julgamento popular após o esgotamento de todas as opções de recurso. A defesa ressaltou que a decisão não implica automaticamente um julgamento pelo júri para os réus, destacando que ainda existe a chance de apelar.

Veja Também