Google e Amazon sofreram maior ataque de hack da história

As duas maiores empresas de tecnologia do mundo (Big Techs) Google e Amazon afirmaram nesta semana terem sofrido uma das maiores tentativas

Postado em: 13-10-2023 às 11h14
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Google e Amazon sofreram maior ataque de hack da história
Essa nova técnica explorou fraquezas e vulnerabilidades dos sistemas de internet | Foto: Divulgação/Pixabay

As duas maiores empresas de tecnologia do mundo (Big Techs) Google e Amazon afirmaram nesta semana terem sofrido uma das maiores tentativas de hacking da história em agosto com objetivo de paralisar servidores. Segundo as empresas, essa nova técnica de hacking explorou fraquezas e vulnerabilidades dos sistemas de internet.

Os ataques foram de Negação de Distribuição de Serviço (DDoS) e se baseiam em inundar os servidores para forçá-los a desligar ou reiniciar, impossibilitando que a empresa consiga operar online. Os engenheiros de software da Google afirmaram que mais de 398 milhões de pedidos por segundo foram enviados para os servidores, enquanto operadores da Amazon tiveram mais de 155 milhões de pedidos por segundo.

Leia também: Jojo Todynho toma banho de champanhe em comemoração pela saída de Cariúcha da Fazenda

Continua após a publicidade

Em comparação, no ano de 2022, a Google afirmou que o recorde passado de pedidos bateu em apenas 46 milhões por segundo, este novo superou o recorde em oito vezes. De acordo com os engenheiros de software, o ataque do ano passado é equivalente a receber todos os pedidos de entrada do mundo do site da Wikipédia em menos de 10 segundos.

Empresas grandes como a Google e a Amazon possuem mecanismos de defesa internos robustos para proteger os sistemas e servidores, e também contam com proteção terceirizada,  o que torna esta nova técnica algo novo e potencialmente perigoso. Contudo, ambas as empresas afirmaram ter controlado a situação e colocados novos mecanismos de proteção para lidar com situações parecidas no futuro.

Veja Também