Retomada das obras do BRT gera novas vagas de emprego

Diariamente, pessoas buscam o canteiro de obras do BRT para entregar currículos e realizar entrevistas de emprego

Postado em: 09-05-2017 às 08h50
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Retomada das obras do BRT gera novas vagas de emprego
Diariamente, pessoas buscam o canteiro de obras do BRT para entregar currículos e realizar entrevistas de emprego

Caio Marx

A retomada das obras do Bus Rapid Transit (BRT) tem gerado ofertas de emprego para diversas funções como operador de máquinas, auxiliar gráfico, carpinteiro e pedreiro. Somente no período matutino de ontem (8), cerca de 60 pessoas procuraram o canteiro de obras do BRT na Avenida Goiás Norte próximo a Avenida Nerópolis para entregar currículos e realizar entrevistas.

De acordo com funcionários contratados recentemente, com a parada de cerca de seis meses nas obras, outros prestadores de serviços saíram e por isso surgiram novas vagas. A retomada das obras se deu após a atual gestão da capital negociar com consórcio formado pelas empresas EPC e WVG uma dívida de R$ 11 milhões para que o serviço fosse reiniciado.

Continua após a publicidade

As obras do BRT foram lançadas em março de 2015 e foi orçado um valor de R$ 242 milhões para construção de 21,8 km de pistas exclusivas. Segundo a Prefeitura, não há previsão de nenhum custo adicional devido ao atraso, porém, não está sendo descartadas correções anuais de acordo com a obra.

O projeto visa corrigir o desequilíbrio do sistema de transporte na cidade, pois a maioria dos corredores de ônibus da capital é no sentido Leste-Oeste e o BRT ligará as regiões Sul e Noroeste. A expectativa é que cerca de 120 mil pessoas usem o transporte diariamente, sendo 15 mil no horário de pico, atendendo 148 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia com 93 ônibus, sendo 28 veículos articulados e 65 convencionais. 

A previsão de entrega das obras do BRT seria para março de 2019, porém, de acordo com o secretário municipal de infraestrutura e serviços públicos, Fernando Cozzetti, devido à complexidade das obras, alguns meses serão acrescidos na entrega, mas a intenção é que ate o fim de 2019 tudo seja entregue.

Terminais

O novo sistema ligará as regiões noroeste (Terminal Recanto do Bosque) e sudoeste (no terminal de Integração Cruzeiro do Sul, na divisa com Aparecida de Goiânia). Entre as vias que estão entre o trajeto estão a Avenida Rio Verde, Avenida 4ª Radial, Avenida Goiás, Avenida Lúcio Rebelo, Rua Oriente, entre outras.

No percurso, estão previstas as construções de trechos com corredores preferenciais para os ônibus e seis terminais. Para isso, algumas alterações serão necessárias no trânsito da capital, como a proibição de estacionamento ao longo de toda a Avenida Goiás e a duplicação da Avenida Rio Verde até a Avenida 4ª Radial.

Trânsito

Durante a realização da matéria, vários motoristas reclamaram à reportagem sobre o trânsito intenso na região e que cada dia que passa estreitam mais as faixas dos veículos para que sejam realizados serviços nos canteiros centrais da Avenida Goiás Norte. 

Veja Também