Divulgados finalistas da renomada Bola de Ouro

Premiação organizada pela revista France Football traz competidores em três categorias de Melhores do Mundo

Postado em: 09-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Divulgados finalistas da renomada Bola de Ouro
Premiação organizada pela revista France Football traz competidores em três categorias de Melhores do Mundo

*Luiz Felipe Mendes

Há duas semanas, a Fifa realizou o prêmio “The Best”, que premia os Melhores Jogadores do Mundo no futebol masculino e feminino, e outras façanhas como o Gol Mais Bonito do Ano, Melhor Goleiro e Melhor Treinador. Agora, foi a vez da revista “France Football” divulgar os finalistas das tradicionais disputas da Bola de Ouro, uma premiação bem semelhante. Embora o evento esteja marcado para 3 de dezembro, as nomeações já repercutem no cenário esportivo.

Continua após a publicidade

Afinal, qual a diferença do The Best para a Bola de Ouro, originalmente chamada de “Ballon D’or”? Bom, a premiação francesa é mais antiga, tendo começado no ano de 1956 para escolher os melhores jogadores europeus. Em 1988, a Fifa tomou uma decisão semelhante, mas a Bola de Ouro continuou sendo a mais respeitada votação dos melhores do mundo. Em 2009, as duas se juntaram em uma fusão, mas voltaram a se separar em 2015. A principal diferença entre as duas é que o evento da Fifa tem um peso bem grande de torcedores nas votações, enquanto a da France Football preza mais por jornalistas especializados.

De qualquer forma, foram divulgados os 30 finalistas da Bola de Ouro de 2018. São eles, por país: Alisson, Firmino, Marcelo e Neymar representando o Brasil; Benzema, Griezmann, Kanté, Lloris, Mbappé, Pogba e Varane pela atual campeã mundial França; Hazard e Kevin De Bruyne pela Bélgica; Isco e Sérgio Ramos pela Espanha; Mandzukic, Modric e Rakitic pela vice-campeã mundial Croácia; Agüero e Messi pela Argentina; Cavani, Godin e Suárez por Uruguai; Salah pelo Egito; Bale por País de Gales; Cristiano Ronaldo, atual vencedor, por Portugal; Harry Kane pela Inglaterra; Mané por Senegal e Oblak pela Eslovênia.

Além do Melhor Jogador do Mundo de futebol masculino, a Bola de Ouro também vai contemplar pela primeira vez a categoria feminina. Entre as 15 finalistas, destaca-se a brasileira Marta, atual campeã da Fifa The Best e maior vencedora da premiação. As outras competidoras são Lucy Bronze (ING), Pernille Harder (DIN), Ada Hegerberg (NOR), Amandine Henry (FRA), Lindsey Horan (EUA), Fran Kirby (ING), Sam Kerr (AUS), Saki Kumagai (JAP), Amel Majri (FRA), Dzenifer Marozsan (ALE), Lieke Martens (HOL), Megan Rapinoe (EUA), Wendie Renard (FRA), e Christine Sinclair (CAN).

Para completar, a Bola de Ouro ainda terá dez finalistas no Troféu Kopa, que valoriza o melhor jogador sub-21 do planeta. Entre os nomes, o brasileiro de 17 anos Rodrygo, do Santos, disputa o primeiro lugar com os franceses Mbappé e Houssem Aouar, entre outros.  

Veja Também