Coreia do Norte destrói centro de testes nucleares com explosões

A Coreia do Norte anunciou que destruiria a unidade após a cúpula do dia 27 de abril com a Coreia do Sul, na qual ambos os países se comprometeram a trabalhar pela "total desnuclearização"

Postado em: 25-05-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Coreia do Norte destrói centro de testes nucleares com explosões
A Coreia do Norte anunciou que destruiria a unidade após a cúpula do dia 27 de abril com a Coreia do Sul, na qual ambos os países se comprometeram a trabalhar pela "total desnuclearização"

A Coreia do Norte destruiu na quinta-feira (24), com explosões, os túneis do seu centro de testes nucleares de Punggye-ri, segundo a emissora sul-coreana MBS, cujos repórteres presenciaram as detonações.

A Coreia do Norte anunciou que destruiria a unidade após a cúpula do dia 27 de abril com a Coreia do Sul, na qual ambos os países se comprometeram a trabalhar pela “total desnuclearização”, em relação à reunião prevista para o dia 12 de junho entre Pyongyang e Washington.

Continua após a publicidade

Segundo os repórteres sul-coreanos, as detonações começaram às 11h (horário local, 23h de quarta-feira em Brasília) no chamado entrecruzamento Norte de galerias e continuaram por três horas depois nos circuitos Oeste e Sul (a rede Leste acredita-se que já ficou inutilizada após o primeiro teste nuclear norte-coreano de 2006).

Mais tarde foi realizada a destruição, também com explosões, de barracos e outras instalações situadas em Punggye-ri.

Devido à região remota onde fica o complexo, os jornalistas disseram que só será possível transmitir imagens das operações de desmantelamento mais tarde.

Do mesmo modo, também não puderam confirmar se o líder norte-coreano, Kim Jong-un, assistiu à destruição das galerias de Punggye-ri.

Os jornalistas sul-coreanos eram cerca de 20 entre outros de veículos de imprensa de cinco países (China, Coreia do Sul, EUA, Reino Unido e Rússia), convidados a presencia a destruição.

Estabilidade Global

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, destacou na quinta-feira (24) o papel do Fundo Monetário Internacional (FMI) como instrumento de estabilidade global no campo da economia, ao se reunir com a diretora-gerente desse organismo, a francesa Christine Lagarde.

“O FMI desempenha um papel importante na preservação da estabilidade global no âmbito da economia e das finanças”, disse Putin no início do encontro, realizado durante o Fórum Econômico de São Petersburgo (SPIEF, na sigla em inglês), que começou hoje na antiga capital imperial russa.

Putin acrescentou que a Rússia, como país membro do FMI, está interessada em elevar a eficácia do órgão.

Lagarde apresentará amanhã uma conferência na sessão plenária do SPIEF, na qual, além de Putin, discursarão o presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

“Sempre esperamos com interesse seus discursos. Para nós sempre são importantes suas avaliações e previsões”, afirmou o chefe de Governo russo a Lagarde, que hoje debateu em um painel sobre o estado da economia russa com responsáveis do setor do Governo deste país. (Agência Brasil)

 

Veja Também