Empreendedorismo cresce no Brasil
É cada vez maior o número de pessoas que decidem abrir o próprio negócio. Em 2015, o País teve o maior índice de taxa de empreendedorismo nos últimos 14 anos. O registro é de 39,3%, quase o dobro do registro de 2002, quando a taxa era de 20,9%. Esses são os dados da pesquisa realizada […]
É cada vez maior o número de pessoas que decidem abrir o próprio negócio. Em 2015, o País teve o maior índice de taxa de empreendedorismo nos últimos 14 anos. O registro é de 39,3%, quase o dobro do registro de 2002, quando a taxa era de 20,9%. Esses são os dados da pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor, patrocinada pelo Sebrae no Brasil.
Ter o próprio negócio ocupa o quarto lugar entre os dez maiores sonhos dos brasileiros segundo a pesquisa. O Brasil está entre os oito países mais empreendedores do mundo em nível de empreendedor inicial, ou seja, atividades com até três anos e meio de existência. Para os negócios estabelecidos há mais tempo, o país alcança o segundo lugar.
A simplificação do recolhimento de tributos e a ampliação de capacitação dos empresários estão entre os fatores que elevaram o nível de empreendedorismo. É o que afirma Igor Montenegro, diretor-superintendente do Sebrae Goiás. Ele afirma que quem segurou a geração de empregos nos últimos sete anos foram as pequenas e micro-empresas e que o crescimento do empreendedor chegou para ficar. “Se hoje uma pessoa quer emprego, a única forma de criá-lo é empreendendo”.
O Sebrae desenvolve há 43 anos ações de apoio ao desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil. Ele oferece curso, capacitações,palestras e assessorias tanto para quem pretende abrir seu próprio negócio quanto para quem já está no mercado empreendedor.
O empresário aposentado Newton Póvoa apostou no serviço de assessoria para trazer melhorias para a casa de bolos que abriu em maio de 2015. O investimento trouxe melhorias no atendimento ao público e vê o reflexo no retorno positivo que recebe dos clientes. Ele considera importante aprender todos os dias para manter o sucesso dos negócios, pois cada dias as informações e o mercado se renovam.
O estudante de Economia Alexandre Alves considera importante buscar o máximo possível de informações de mercado antes de abrir o próprio negócio, E é isso que ele tem feito com a ajuda dos cursos do Sebrae e parceiros. Ainda este ano, o jovem de 19 anos pretende montar com seus sócios um site voltado para o público universitário. (Flaviane Barbosa)