Governadores defendem alongamento das dívidas
Chefes de Estado pactuaram um alinhamento estratégico para defender pauta das dívidas junto ao Governo Federal
![Governadores defendem alongamento das dívidas](https://ohoje.com/wp-content/uploads/2024/08/f656d2543bfe1bc5c6869bdac8e4ff1c.jpg)
Ao final da reunião do Fórum Brasil Central, ontem, em Palmas (TO), os governadores Marconi Perillo (GO), Marcelo Miranda (TO), Rodrigo Rollemberg (DF), Confúncio Moura (RO) e Reinaldo Azambuja (MS), firmaram um pacto em defesa do alongamento das dívidas dos Estados junto ao governo federal.
Em discurso, Marconi ressaltou que nos intervalos dos encontros oficiais com governadores, o Consórcio tem atuado sistematicamente em busca de soluções para os problemas dos estados. “Nós temos conseguido trabalhar efetivamente ao longo dos meses, entre uma reunião e outra, para encaminhar muitas ações que têm sido desenvolvidas. Estamos agora em junho completando um ano do Consórcio Brasil Central”, pontuou.
Reinaldo Azambuja disse que é fundamental que o grupo de governadores defenda o tema de forma unificada, mas em reuniões distintas com o presidente interino da República, Michel Temer. “Além das questões específicas debatidas aqui no Fórum Brasil Central, pactuamos também um alinhamento de posicionamento em relação a questões nacionais, buscando entendimento para mostrar que os sete governadores levem ao Governo Federal uma pauta comum sobre o alongamento da dívida dos estados”, anunciou.
Em coletiva de imprensa, o anfitrião do evento e governador do Tocantins, Marcelo Miranda, ressaltou a importância da formação do grupo para levantar soluções em âmbito nacional: “Nós do Consórcio Brasil Central temos a responsabilidade de discutir de forma mais ampla a situação do Brasil e estamos decididos a continuar debatendo soluções em defesa do nosso país”.
Governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, ressaltou a cooperação conjunta dos estados: “A troca de experiências bem sucedidas entre estados é fundamental para que a gente possa dar salto de qualidade nos nossos estados”.
Confúncio Moura, de Rondônia, falou sobre o papel do Consórcio em âmbito nacional. “Às vezes a gente pensa que um presidente sabe tudo, mas o que um presidente precisa é de boas soluções. E aqui nos reunimos para levar ao presidente soluções de como melhorar o país. Estamos preocupados com o crescimento do país. Temos compromisso com o país e queremos ser patriotas não só no futebol, mas nas boas ideias”, afirmou.
Consórcio lança três documentos sobre visão estratégica
A agenda dos governadores em Palmas teve início logo cedo com honrarias militares oferecidas a eles na chegada ao Palácio Araguaia, sede do Governo do Tocantins. Na sequência, foi realizada a Assembleia Geral com os governadores Marconi Perillo, Marcelo Miranda, Rodrigo Rollemberg, Confúncio Moura e Reinaldo Azambuja.
A assembleia foi aberta oficialmente pelo governador Marconi Perillo e liderada pelo secretário executivo do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, Thiago Camargo. O consórcio foi criado sob a forma de autarquia da espécie associação pública.
O grupo atua prioritariamente nas áreas de agropecuária, infraestrutura, industrialização, educação, empreendedorismo, turismo, tecnologia, inovação e meio ambiente e tem o intuito de promover o desenvolvimento integrado do Brasil Central, além de formular políticas e viabilizar projetos, parcerias e recursos para a região. Além dos citados, integram o Consórcio ainda o governador Pedro Taques (MT), que não pode comparecer.
Realizada anteontem e ontem, a nona reunião geral do Consórcio Brasil Central é a terceira deste segundo ano de ações do Fórum de Governadores. “Estamos discutindo temas muito relevantes para o Brasil e para a região do Brasil Central”, disse Marconi, que informou também que já está agendada a próxima reunião do grupo, em Campo Grande, sob a coordenação do governador Reinaldo Azambuja.
Como resultado das reuniões realizadas até hoje pelo Consórcio Brasil Central, foram lançados três documentos intitulados: Visão Estratégica do Consórcio Brasil Central, que reúne todas as ideias e conceitos do projeto; Brasil Central em Números, contendo todas as informações e indicadores dos estados; e Modelo de Governança, Organização e Gestão para Governadores.