Iris Rezende dá posse a 15 secretários, mas ainda faltam nove nomes
Peemedebista ressaltou a responsabilidade dos escolhidos, que compõe o seu secretariado, para o sucesso de sua administração
Mardem Costa Jr.
O prefeito Iris Rezende (PMDB) deu posse aos primeiros nomes que comporão o secretariado de sua gestão em solenidade realizada ontem de manhã no Paço Municipal. Tomaram posse 15 secretários de pastas da administração municipal, como Governo, Saúde, Educação e Cultura, Finanças e Planejamento Urbano e Habitação. Os demais nomes devem ser anunciados nos próximos dias.
Caso o peemedebista mantenha a estrutura administrativa herdada de Paulo Garcia (PT), faltaria anunciar nove ocupantes de secretarias como a de Administração, Trânsito, Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Comunicação, as agências de Turismo, Eventos e Lazer, de Meio Ambiente, além de órgãos como a Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC), o Procon Goiânia e os institutos de Previdência e Assistência aos Servidores Municipais – IPSM e Imas, respectivamente.
Iris, ao discursar antes do anúncio, ressaltou a responsabilidade dos escolhidos para o sucesso de sua administração. “O segredo da boa administração é a escolha de bons nomes para formar a equipe de governo”, assevera, elencando ainda que o secretariado não terá férias e descanso aos finais de semana. “A equipe vai dormir pouco para trabalhar demais, pois a população apoia o governante que demonstra esforço, vivendo a administração diuturnamente”, finaliza.
Surpresas
A presença de pessoas íntimas de Rezende entre os escolhidos tais como Paulo Ortegal, Agenor Mariano, Célia Valadão, Márcia Carvalho e Kleber Adorno, era esperada. Ortegal assumiu a chefia de gabinete de Iris e Adorno voltou para a Secretaria de Cultura. Ex-vereadora, Célia é a nova secretária de Políticas para as Mulheres, enquanto a pedagoga Márcia comandará a Secretaria de Assistência Social.
No entanto, ao contrário do que era especulado, Mariano não foi para a Secretaria de Governo (Segov). O ex-vice-prefeito de Goiânia assumiu a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), enquanto a Segov será comandada pelo ex-deputado estadual Samuel Almeida.
Pastor e ex-tucano, Samuel articulou o apoio do segmento evangélico a Iris, e ao discursar em nome dos secretários, agradeceu o prefeito pela confiança. “Diante do trabalho que sempre foi a sua marca e o sucesso das suas gestões, aceito com dedicação de integral não só minha, mas de todos os secretários que fazem parte do seu governo”, salienta.
Ao mesmo tempo, vários dos nomes escolhidos por Rezende jamais assumiram cargos na administração pública, como é o caso de Marcelo Ferreira da Costa e Fátima Mrue – que comandarão, respectivamente, Educação e Cultura e Saúde. Costa é biólogo e diretor do curso de Biologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e Fátima, médica-cirurgiã oncologista, atua nos hospitais das Clínicas de Goiânia e Regional de Taguatinga, em Brasília.