O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Publicação

Diário Oficial publica ato 41 anos depois de assinado

Termos de permissão de uso de áreas públicas são da época dos ex-prefeitos de Goiânia Francisco de Castro e Daniel Antôn

Postado em 13 de fevereiro de 2017 por Sheyla Sousa
Diário Oficial publica ato  41 anos depois de assinado
Termos de permissão de uso de áreas públicas são da época dos ex-prefeitos de Goiânia Francisco de Castro e Daniel Antôn

Venceslau Pimentel

O Diário Oficial do Município de Goiânia, traz, na sua edição de 2 de fevereiro deste ano, dois registros, no mínimo, inusitados. O primeiro deles diz respeito a um termo de permissão de uso de área pública, só agora publicado, 41 anos depois de assinado pelas partes interessadas. Trata-se de um terreno com 5,5 mil metros quadrados, no Setor Urias Magalhães, para a construção do Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida.

O termo, com sete cláusulas, foi assinado no dia 11 de setembro de 1976, pelo representante da entidade, Walter Amaral, e o então prefeito da capital, Francisco de Freitas Castro, à época filiado à ARENA (Aliança Renovadora Nacional), partido criado em 1966 para dar sustentação política aos militares que tomaram o poder no país em 1964, com a deposição do então presidente João Goulart (PTB).

Chiquinho de Castro, como é conhecido, chegou ao Palácio das Campinas pela via indireta, nomeado pelo então governador biônico Irapuan Costa Júnior. Comandou a cidade de março de 1975 a maio de 1978.

De lá para cá, passaram pelo Palácio das Campinas 11 inquilinos, sendo que Iris Rezende (PMDB) e Nion Albernaz (PSDB) acumulam dois mandatos. Os demais são: Hélio Mauro (nomeado pelo governador Irapuan Costa Júnior), Daniel Antônio, Índio do Brasil Artiaga Lima e Goianésio Ferreira Lucas (nomeados por Ary Valadão),  Joaquim Roriz (nomeado interventor por Henrique Santillo), Darci Accorsi, Pedro Wilson e Paulo Garcia, todos eleitos pelo voto popular.

O segundo termo de permissão publicado tardiamente, datado de 1988, portanto, 29 anos depois, se refere a uma área de 5,5 mil metros quadrados, no Parque Atheneu, para a construção do Centro Comunitário e Templo Religioso. O documento foi assinado pelo prefeito da época, Daniel Antônio (PMDB) – primeiro a ser eleito pelo voto direto após o golpe de 1964 – e o arcebispo dom Antônio Ribeiro de Oliveira, que ficou à frente da arquidiocese da capital de 1985 a 2002, sendo precedido por dom Fernando Gomes dos Santos e sucedido por dom Washington Cruz.

Diferentemente do termo de permissão de uso da área assinado por Chiquinho de Castro, o que foi assinado por Daniel Antônio diz que o mesmo foi publicado no DOM no dia 5 de maio de 1988, de número 888.

Extemporaneidade

Como os governos, na esfera federal, estaduais e municipais, precisam dar publicidade às suas ações, decisões e resoluções, o Diário Oficial é o instrumento utilizado para tal fim. Nele são publicados decretos, leis, resoluções normativas, portarias e demais atos normativos, como contratos, editais, balanços financeiros, convocação ou abertura de concursos públicos e licitações.

Chefe da Procuradoria Especial do Patrimônio Imobiliário da prefeitura de Goiânia, Eugênio Aleixo explica que o fato de um determinado ato do chefe do Executivo não ser publicado no Diário Oficial de sua alçada não o invalida, e que o mesmo pode ser publicado mesmo que extemporaneamente. 

Mas o ato em si torna-se necessário, no caso do termo de permissão de uso de área pública, para que se faça a averbação da matrícula em cartório. Trata-se, ainda de acordo com Aleixo, uma forma de se ter no sistema da administração pública o controle das áreas públicas. 

No caso das duas áreas públicas cedidas por meio de permissão de uso, publicadas somente agora, se deve a uma espécie de pente fino que a Procuradoria-Geral do Município vem fazendo, como forma de normatizar atos que por ventura não tenham sido publicados. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também