Marconi parabeniza estudantes
Governador afirma, ao lançar o programa Goiás Sem Fronteiras, que escola pública é democratizadora de oportunidades
Em reunião ontem à tarde com os 125 estudantes selecionados para o programa Goiás Sem Fronteiras, o governador Marconi Perillo (PSDB), parabenizou os contemplados que, segundo ele, entendem que a escola pública tem como papel democratizar oportunidades.
Os estudantes, que já estão com os passaportes em mãos, embarcam para Nova Jersey (EUA), no dia 25 de novembro. “Estamos realizando um sonho de enviar talentos goianos para conhecerem o mundo”, discursou Marconi, na presença, também de pais de alunos, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.
Ao todo, 6 mil estudantes do Ensino Médio se inscreveram no processo de seleção para estudar durante um mês nos Estados Unidos com todas as despesas custeadas pelo Governo de Goiás. Passagem, hospedagem, alimentação, material didático e roupas de frio serão subsidiadas pelo programa, que garante ainda 100 dólares por semana a cada estudante, para custeio de eventuais despesas na cidade.
Marconi destacou que o Goiás Sem Fronteiras é a materialização de um compromisso de seu plano de governo, e a prova de que a educação pública de qualidade é democratizadora de oportunidades. Ressaltou, também, que a experiência legará aos alunos enriquecimento cultural, e o despertar de novos líderes que contribuirão para o crescimento continuado do Estado.
“Eu tenho certeza de que vocês que estão aqui são líderes. Se estão aqui, é porque são os primeiros entre seis mil. A vocês está reservado um capítulo importante da história de Goiás. Aproveitem esse conhecimento que terão lá fora. Cheguem aqui, estudem mais ainda, cresçam, ocupem os melhores espaços na educação e no mercado de trabalho, e nos ajudem a transformar cada vez mais Goiás em um Estado grande, próspero no nosso País”, declarou, agradecendo aos pais dos estudantes pela confiança depositada no Governo de Goiás.
Dada a alta demanda de alunos inscritos, Marconi autorizou o secretário de governo, Tayrone Di Martino, durante o evento, a providenciar novo edital para janeiro, para que o governo possa selecionar até 200 novos estudantes pelo Goiás Sem Fronteiras. Ele relembrou a trajetória de investimentos e programas na área da educação, pesquisa e inovação tecnológica desde o primeiro ano de seu primeiro mandato à frente do Executivo.
Lembrou a criação da Universidade Estadual de Goiás, que hoje está em 40 regiões de Goiás, com mais de 25 mil alunos atualmente, e o programa Bolsa Universitária, ambos em 1999. “Chegamos, nos meus governos, a 180 mil estudantes universitários formados ou em formação com a Bolsa Universitária”, frisou.
Citou também a criação, na sua segunda gestão, da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg), que já recebeu R$ 200 milhões de investimentos em pesquisa e inovação, e encaminhou a dezenas de países mais de cem alunos para fazerem mestrado, doutorado e pós-doutorado. Rememorou, em seguida, a criação do programa Passe Livre Estudantil.
Governador recebe embaixador do Paraguai e aprofunda relações com país
O governador Marconi Perillo recebeu em audiência ontem o embaixador do Paraguai no Brasil, Manoel Cáceres, com quem aprofundou as conversações sobre as relações entre Goiás e aquele país e acertou detalhes sobre a visita, no dia 20 de dezembro, do presidente do Paraguai, Horacio Cartes, ao Estado. Cartes “fará uma palestra na Federação das Indústrias (FIEG) e vai ter um jantar aqui comigo, empresários e autoridades goianas e brasileiras”, confirmou Marconi. O presidente do Paraguai dorme em Goiânia e no dia seguinte participa, em Brasília, da Cúpula do Mercosul.
Marconi disse que se sentia alegre e honrado com a visita do embaixador a Goiás e mais ainda com a estada aqui do presidente paraguaio. “Muito importante para nós goianos recebermos o presidente do Paraguai, um país que está hoje muito dinâmico e que tem um crescimento muito acima da média da América Latina”, afirmou Marconi.
O embaixador Cáceres disse que as autoridades do seu país estão muito interessadas nesse intercâmbio e que o presidente Cartes vai retribuir a visita que o governador Marconi fez a Assunção no mês antepassado, para o fortalecimento dos vínculos. “Temos nossas agendas similares e isso aproxima ainda mais o Estado com o nosso país. O intercâmbio comercial é muito importante. Paraguai tem uma grande relação comercial com o Brasil e há a possibilidade também de investimento no Paraguai. Hoje, o Brasil é o segundo investidor no Paraguai. Oferecemos o Paraguai como uma plataforma para que as empresas brasileiras ganhem competitividade. É um relacionamento de parcerias de ganhar-ganhar”, observou o embaixador.
Participaram também da audiência o presidente da FIEG, Pedro Alves de Oliveira, o secretário Francisco Pontes (Desenvolvimento Econômico), o superintendente Willian O’Dwyer (Comércio Exterior), Carlos Veras, conselheiro, e Fernando Lopes, secretário da Embaixada, e Armando Melo e Santos, gerente da Secretaria de Assuntos Internacionais de Goiás.