Meia Ponte atinge nível 3 em Goiânia e o alerta é de falta de água na região
O manancial que abastece metade da capital e boa parte de Aparecida está mais próximo do nível crítico 4; quando o rodízio de abastecimento está previsto. Foto: divulgação.
Nielton Soares
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) informou, nesta sexta-feira (30), que a vazão média do Rio Meia Ponte, em Goiânia, atingiu o nível crítico 3, quase próximo do nível mais crítico 4. Isso, quando a média em sete dias consecutivos é abaixo dos 2.800 l/s. A medição foi feita durante vistorias em propriedades localizadas no alto da bacia, antes do local de captação da Saneago.
A nova classificação do manancial, que abastece metade dos domicílios de Goiânia e boa parte de Aparecida, faz retornar o plano de racionamento e rodízio de água na região. Essa medida é cogitada se o volume do rio ficar menor que 1.500 l/s. Assim, o alerta é que haverá a interrupção de fornecimento de água com três dias alternados de interrupção por bairros da região metropolitana da capital.
Na última terça-feira (27), o conselho regulador da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de serviços Públicos (AGR), aprovou o plano de racionamento de abastecimento de água, proposto pela Empresa de Saneamento de Goiás (Saneago), para 2019. É esse documento que prevê o rodízio no abastecimento na capital e em Aparecida de Goiânia, caso a vazão do Rio Meia Ponte fique abaixo dos 1.500 l/s.
Ainda conforme a agência, se necessário o esquema deve ser feito de três em três dias, de forma contínua. No mesmo dia, o Ministério Público de Goiás (MP-GO) convocou reunião emergencial para cobrar medidas imediatas de fiscalização às propriedades, às indústrias e àqueles que retiraram água ilegal da bacia do Meia Ponte e, assim, evitar medidas que penaliza apenas a população.
Interrupção
A companhia de abastecimento já realizou a interrupção de água em alguns bairros de Goiânia, nesta semana. A normalização aconteceu por volta das 10h de quinta-feira (29). Na ocasião, a empresa informou que nos casos de alteração na cor da água, o consumidor deveria ligar na Saneago pelo telefone 0800-645-0115. Confira os bairros que foram afetados com a interrupção:
• Jardim América
• Santa Ifigênia
• Setor Bueno
• Setor Marista
• Setor Oeste
• Pedro Ludovico
• Setor Sul
> Saneago afirma que racionamento de água pode ser adotado em Goiânia