Caiado reforça necessidade de inclusão de Município na PEC da Previdência
PEC da Previdência Estadual deve ser apresentada na segunda-feira
Samuel Straioto
Ao participar do desfile cívico militar em comemoração ao aniversário de 86 anos de Goiânia, o govenador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), em entrevista reforçou a necessidade de incluir os municípios na PEC da Previdência que será apresentada na próxima segunda-feira (28).
O governador destacou que hoje a tributação salarial da previdência de Goiás já é uma das maiores do País, na ordem de 14,25%. A expectativa do chefe do executivo com a reforma é que em dez anos sejam economizados, pelo menos, R$ 6 bilhões, mas ainda com déficit.
Caiado lamentou que a PEC aprovada pelo congresso nacional não incluiu estados e municípios e que o governo ao fazer uma PEC estadual não poderia cometer o mesmo erro, fazendo a exclusão dos municípios.
“O que nós vamos apresentar já é uma proposta de emenda a constituição do Estado de Goiás, porque infelizmente a reforma que foi feita pelo governo federal não foi extensiva aos estados e municípios. Nós aqui não cometemos essa mesma falha. Nós incluímos os 246 municípios do estado e levamos aquilo que sem dúvida será de forma gradual para reduzirmos esse déficit e essa situação que chega a ser explosiva hoje e com medidas graduais o cidadão possa ter como garantia a sua aposentadoria e o seu salário. Neste momento somos o primeiro estado do país a apresentar uma proposta visando regularizar a previdência”, declarou o governador.
Embora não faça parte das negociações com o Tesouro Nacional, Caiado avaliou que a aprovação de um reforma da previdência no Estado ajudará na adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) dos Estados.