quarta-feira, 19 de agosto de 2026
Alimentos

11% dos produtos de origem vegetal comercializados não são seguros para consumo, diz pesquisa

10% estão relacionados a resíduos de defensivos agrícolas e 1% apresentou “contaminantes”, como salmonella e micotoxinas.

Almeida Marianopor Almeida Mariano em
11% dos produtos de origem vegetal comercializados não são seguros para consumo
10% estão relacionados a resíduos de defensivos agrícolas e 1% apresentou “contaminantes”

Um levantamento realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aponta que 11% das amostras de produtos de origem vegetal analisadas pelo Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC) em Produtos de Origem Vegetal não estão dentro do “nível de conformidade”.   Apesar dessa porcentagem negativa, a maior parte dos vegetais comercializados no Brasil são seguros para consumo, segundo o a pesquisa.

O estudo realizado em 2019 e 2020, aponta que entre os 11% dessas amostras com “inconformidade”, 10% estão relacionados a resíduos de defensivos agrícolas e 1% apresentou “contaminantes”, como salmonella e micotoxinas.  Dos 89% dentro da conformidade, 49% dos produtos analisados não apresentaram nenhum resíduo e contaminante. Os outros 40% apresentaram valores abaixo do limite máximo de resíduos estabelecido no Brasil.

Os testes foram feitos em culturas produtos como abacaxi, alface, alho, amêndoa, amêndoa de cacau, amendoim, arroz, avelã, banana, batata-inglesa, beterraba, café, castanha de caju, castanha do Brasil, cebola, cenoura, cevada malteada, citros, farinha de trigo, feijão, goiaba, kiwi, maçã, mamão, manga, melão, milho, morango, pera, pimenta do reino, pimentão, soja, tomate, trigo e uva.

Os produtos que apresentaram “100% de conformidades” no período foram o alho, amêndoa, avelã, café, castanha de caju, castanha do Brasil, cebola, cevada malteada, manga e pimenta do reino. Em relação aos que apresentaram inconformidades abaixo de 70% (a maioria por uso de produtos não permitidos para a cultura) foram feijão comum, goiaba, morango, feijão-de-corda e pimentão.

As empresas embaladoras dos produtos foram autuadas, uma vez que, segundo o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Glauco Bertoldo, “já é possível a responsabilização dos agentes da cadeia produtiva, nos casos de não conformidade”. Até 2019, as irregularidades detectadas pelo PNCRC em Produtos de Origem Vegetal eram apenas notificadas aos infratores.

.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Maria da Penha

JUSTIÇA

Aos 80 anos, ex-marido de Maria da Penha é preso por descumprir ordem judicial

Marco Antônio Heredia Viveros, de 80 anos, foi preso no domingo após dar entrevista à TV Record s...
Mega sena

MEGA SENA

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 165 milhões neste domingo

No último concurso, foram sorteados os números 16, 21, 24, 31, 43 e 54, mas nenhum apostador acert...
Controle do colesterol deve começar na infância, alerta cardiologista

SAÚDE

Controle do colesterol deve começar na infância, alerta cardiologista

A Sociedade Brasileira de Cardiologia também alerta que o colesterol elevado está associado a háb...
Desmatamento Amazônia

MEIO AMBIENTE

Desmatamento na Amazônia cai ao menor nível desde 2016

Dados do Inpe mostram redução de quase 37% na área sob alerta; Cerrado também registra recuo no ...
Piso do frete

TRANSPORTE RODOVIÁRIO

Lula sanciona lei que endurece punições para quem descumprir piso do frete

Lula sanciona lei que aumenta punições para quem desrespeitar o piso do frete, endurece a fiscaliz...
Novos CNPJs passam a ter letras e números a partir desta sexta-feira; entenda a mudança

MUDANÇA NO CNPJ

Novos CNPJs passam a ter letras e números a partir desta sexta-feira; entenda a mudança

Alteração vale apenas para inscrições emitidas pela Receita Federal a partir de 31 de julho e n�...
Vendaval deixa mais de 510 mil imóveis sem energia e causa três mortes no Rio

VENDAVAL

Vendaval deixa mais de 510 mil imóveis sem energia e causa três mortes no Rio

Rajadas superiores a 100 km/h derrubaram árvores, interromperam serviços de transporte e provocara...
Brasil rebate decisão dos EUA e nega representar ameaça à segurança americana

ECONOMIA

Brasil rebate decisão dos EUA e nega representar ameaça à segurança americana

Após Washington renovar por mais um ano a declaração de emergência nacional contra o Brasil, o P...