quinta-feira, 24 de setembro de 2026
Julgamento

STF reconhece licença de 180 dias para servidor federal pai solo

Pela lei, servidores têm direito à licença-paternidade de 5 dias.

Agência Brasilpor em

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (12/5) estender a licença-maternidade de 180 dias para pais solteiros servidores públicos federais.STF reconhece licença de 180 dias para servidor federal pai soloSTF reconhece licença de 180 dias para servidor federal pai solo

O caso julgado foi específico e trata de um homem que é pai solteiro de gêmeos, frutos de fertilização artificial e de uma barriga de aluguel realizada nos Estados Unidos.

A questão chegou ao Supremo após o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recorrer da decisão da Justiça Federal que estendeu a licença-maternidade prevista na Lei 8.112/90 ao pai dos gêmeos, que é servidor do órgão.

Pela lei, servidores têm direito à licença-paternidade de 5 dias, mas o benefício vale para casos em que o pai e a mãe cuidam dos filhos. Por cuidar sozinho dos filhos, o servidor solicitou a equiparação com a licença-maternidade.

No julgamento, prevaleceu o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, proferido na sessão de ontem (11). Segundo Moraes, é inconstitucional não estender a licença ao genitor monoparental. Para o ministro, a Constituição confere proteção integral à criança e garante isonomia de direitos entre o homem e a mulher.

O voto foi seguido pelos ministros André Mendonça, Nunes Marques, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e o presidente, Luiz Fux.

A decisão Corte vale somente para o caso julgado. No entanto, o entendimento definido sobre a questão deverá ser seguido em todos os processos semelhantes que tramitam no país.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

mapa brasil

mapa

Brasil ‘cresce’ em novo mapa-múndi apoiado pela ONU

Projeção Equal Earth reduz distorções do mapa de Mercator e representa o território brasileiro ...
Maria da Penha

JUSTIÇA

Aos 80 anos, ex-marido de Maria da Penha é preso por descumprir ordem judicial

Marco Antônio Heredia Viveros, de 80 anos, foi preso no domingo após dar entrevista à TV Record s...
Mega sena

MEGA SENA

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 165 milhões neste domingo

No último concurso, foram sorteados os números 16, 21, 24, 31, 43 e 54, mas nenhum apostador acert...
Controle do colesterol deve começar na infância, alerta cardiologista

SAÚDE

Controle do colesterol deve começar na infância, alerta cardiologista

A Sociedade Brasileira de Cardiologia também alerta que o colesterol elevado está associado a háb...
Desmatamento Amazônia

MEIO AMBIENTE

Desmatamento na Amazônia cai ao menor nível desde 2016

Dados do Inpe mostram redução de quase 37% na área sob alerta; Cerrado também registra recuo no ...
Piso do frete

TRANSPORTE RODOVIÁRIO

Lula sanciona lei que endurece punições para quem descumprir piso do frete

Lula sanciona lei que aumenta punições para quem desrespeitar o piso do frete, endurece a fiscaliz...
Novos CNPJs passam a ter letras e números a partir desta sexta-feira; entenda a mudança

MUDANÇA NO CNPJ

Novos CNPJs passam a ter letras e números a partir desta sexta-feira; entenda a mudança

Alteração vale apenas para inscrições emitidas pela Receita Federal a partir de 31 de julho e n�...
Vendaval deixa mais de 510 mil imóveis sem energia e causa três mortes no Rio

VENDAVAL

Vendaval deixa mais de 510 mil imóveis sem energia e causa três mortes no Rio

Rajadas superiores a 100 km/h derrubaram árvores, interromperam serviços de transporte e provocara...