O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Afastado

Arquidiocese de Natal (RN) investiga padre que manteve relacionamento com homem casado

Após confessar ter vivido relacionamento com um homem casado por dois anos, em áudios vazados na internet, o padre Júlio Cezar Souza Cavalcante foi afastado das funções ministeriais da Arquidiocese de Natal, do Rio Grande do Norte, na última sexta-feira (3/6).

Postado em 7 de junho de 2022 por Ana Bárbara Quêtto

Após confessar ter vivido relacionamento com um homem casado por dois anos, em áudios vazados na internet, o padre Júlio Cezar Souza Cavalcante foi afastado das funções ministeriais da Arquidiocese de Natal, do Rio Grande do Norte, na última sexta-feira (3/6). O religioso atuava na Igreja Matriz Nossa Senhora de Candelária.

O sacerdote era presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano. Sua função era julgar denúncias contra outros padres e processos de nulidade de casamentos – procedimento que avalia se o casamento foi valido ou não, aos olhos da igreja – por exemplo.

Em nota, a Arquidiocese informou que o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, ordenou o afastamento do padre Júlio, para que sejam “apurados os fatos e tomadas as devidas providências”. A instituição afirma que só ficou ciente da situação após o vazamento dos áudios.

“Também determinou que fosse aberta uma investigação prévia, conforme prescreve o Direito Canônico, para que sejam averiguadas as possíveis responsabilidades”, diz a nota.

Relembre o caso

Diversos áudios vazados nas redes sociais mostram o padre confessando o envolvimento com Breno, um homem casado, desde 2010. Júlio era amigo do casal e teria celebrado o casamento do amante com a mulher. Todo o registro foi feito pela esposa, ao confrontar o padre sobre a suposta traição. A mulher afirma que a relação extraconjungal ocorreu dez dias antes do casamento.

“Foi uma fraqueza, nós nos confessamos e prometemos que não ia ter mais desrespeito até lá [até a data do casamento]. Depois de casado não, você mesmo [Breno] disse que não queria mais, por respeito a mim. Depois só abraço, mas abraço eu dou em todo mundo”, disse o sacerdote em um dos áudios.

Leia mais em: “Foi uma fraqueza”, diz padre que manteve relacionamento com homem casado durante dois anos

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também