terça-feira, 6 de outubro de 2026
Vírus

OMS declara varíola dos macacos como emergéncia de saúde global

Mais de 16 mil casos da doença foram confirmados em 75 países.

Redação O Hojepor em

A Organização Mundial da Saúde (OMS), classificou neste sábado (23/7) a varíola dos macacos como caso de emergéncia de saúde global. Até o momento, 16 mil casos da doença foram confirmados em 75 países.

No Brasil, o Ministério da Saúde contabilizou, até a última quinta-feira (21), 592 casos confirmados da doença.

“Decidi declarar uma emergência de saúde pública de alcance internacional”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. O diretor informou, ainda, que com as ferramentas disponíveis será possível controlar o surto e parar a transmissão da doença.

A decisão tomada pela OMS neste sábado poderá trazer mais investimento para o tratamento da doejnça e avançar o desenvolvimento de vacinas, que estão em falta. Segundo Tedros, somente metade dos países com casos confirmados da doença tem acesso garantido a imunizantes.

Já o diretor de emergências da organização, Mike Ryan, diz que ser vacinado não dá proteção instantânea contra a doença.

“Embora eu esteja declarando uma emergência de saúde pública de interesse internacional, no momento este é um surto que se concentra entre homens que fazem sexo com homens, especialmente aqueles com múltiplos parceiros sexuais. Isso significa que este é um surto que pode ser interrompido com as estratégias certas nos grupos certos”, disse Tedros.

Segundo Tedros, é importante que todos os países trabalhem em estreita colaboração com as comunidades de homens que fazem sexo com homens para projetar e fornecer informações e serviços eficazes e adotar medidas que protejam a saúde, os direitos humanos e a dignidade das comunidades afetadas.

“Estigma e discriminação podem ser tão perigosos quanto qualquer vírus. Além de nossas recomendações aos países, também peço às organizações da sociedade civil, incluindo aquelas com experiência no trabalho com pessoas vivendo com HIV, que trabalhem conosco no combate ao estigma e à discriminação”, completou.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

mapa brasil

mapa

Brasil ‘cresce’ em novo mapa-múndi apoiado pela ONU

Projeção Equal Earth reduz distorções do mapa de Mercator e representa o território brasileiro ...
Maria da Penha

JUSTIÇA

Aos 80 anos, ex-marido de Maria da Penha é preso por descumprir ordem judicial

Marco Antônio Heredia Viveros, de 80 anos, foi preso no domingo após dar entrevista à TV Record s...
Mega sena

MEGA SENA

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 165 milhões neste domingo

No último concurso, foram sorteados os números 16, 21, 24, 31, 43 e 54, mas nenhum apostador acert...
Controle do colesterol deve começar na infância, alerta cardiologista

SAÚDE

Controle do colesterol deve começar na infância, alerta cardiologista

A Sociedade Brasileira de Cardiologia também alerta que o colesterol elevado está associado a háb...
Desmatamento Amazônia

MEIO AMBIENTE

Desmatamento na Amazônia cai ao menor nível desde 2016

Dados do Inpe mostram redução de quase 37% na área sob alerta; Cerrado também registra recuo no ...
Piso do frete

TRANSPORTE RODOVIÁRIO

Lula sanciona lei que endurece punições para quem descumprir piso do frete

Lula sanciona lei que aumenta punições para quem desrespeitar o piso do frete, endurece a fiscaliz...
Novos CNPJs passam a ter letras e números a partir desta sexta-feira; entenda a mudança

MUDANÇA NO CNPJ

Novos CNPJs passam a ter letras e números a partir desta sexta-feira; entenda a mudança

Alteração vale apenas para inscrições emitidas pela Receita Federal a partir de 31 de julho e n�...
Vendaval deixa mais de 510 mil imóveis sem energia e causa três mortes no Rio

VENDAVAL

Vendaval deixa mais de 510 mil imóveis sem energia e causa três mortes no Rio

Rajadas superiores a 100 km/h derrubaram árvores, interromperam serviços de transporte e provocara...