Lula cutuca Bolsonaro e diz que agora tem certeza sobre a suposta tentativa de golpe em 2022
Bolsonaro já foi condenado pelo TSE pelos ataques e mentiras sobre o sistema eleitoral, ele também é alvo de outras investigações no STF
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta segunda-feira (18), que agora se tem total certeza sobre o que antes se falava como “insinuação” em golpe contra a democracia brasileira. De acordo com ele, hoje se tem certeza que o Brasil está vivendo um grande risco de uma ruptura democrática.
“Se há três meses, quando a gente falava em golpe, era apenas insinuação, hoje temos certeza que esse país viveu um sério risco”, diz o presidente. “Quem tinha dúvida, agora pode ter certeza que por pouco a gente não voltou aos tempos tenebrosos nesse país”, completou.
Durante uma reunião ministerial no Palácio do Planalto, Lula usou seu espaço de fala para criticar e chamar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de “Covardão”, por não ter levado os planos de seu governo adiante.
Na última semana, a divulgação de 27 depoimentos dados por militares, políticos e ex-assessores de Bolsonaro reforçou a suspeita investigada pela Polícia Federal sobre a atuação do ex-presidente em relação a uma trama que aconteceu no fim de 2022, para mantê-lo no poder e evitar a posse de Lula.
Bolsonaro já foi condenado pelo TSE pelos ataques e mentiras sobre o sistema eleitoral, ele também é alvo de outras investigações no STF. Atualmente o ex-presidente está inelegível por mais de 30 anos.