O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

terça-feira, 10 de setembro de 2024
Surpreendente

Você sabia que existe cenoura roxa, vermelha e até mesmo preta?

Descubra a diversidade surpreendente das cores das cenouras

Postado em 16 de julho de 2024 por Eduarda Leão
Descubra a diversidade surpreendente das cores das cenouras. | Foto: criança bem nutrida/divulgação

Você sabia que as cenouras não são todas laranjas? Essa é uma descoberta interessante para quem sempre pensou na cenoura como um vegetal de cor única. Na verdade, as cenouras podem apresentar uma diversidade surpreendente de cores, que vai além do tradicional laranja. Então, você já imaginou um bolinho dessa raiz na cor roxa, ou vermelha?!

Originalmente, as cenouras eram encontradas em tons como branco, roxo e amarelo. A variedade laranja, tão comum atualmente, não era a primeira cor dessa raiz. De acordo com especialistas, as cenouras laranjas foram desenvolvidas na Holanda no século XVII como parte de um projeto para homenagear a Casa Real de Orange. A cor laranja acabou se popularizando ao longo dos séculos e se tornou a mais conhecida e consumida mundialmente.

Leia também: Divertida Mente 2 quebra o recorde de bilheteria no Brasil

No entanto, cenouras de outras cores têm ganhado espaço novamente, especialmente em mercados de produtos orgânicos e em feiras de agricultores. As que possuem cores roxas, por exemplo, são ricas em antioxidantes, enquanto as cenouras brancas têm um sabor suave e delicado. Já as cenouras amarelas são mais doces que as laranjas. Além disso, você pode encontrar esse alimento na cor preta e vermelha.

Essa diversidade de cores não se limita apenas ao aspecto visual. Cada tipo dessa raiz colorida e deliciosa possui características únicas de sabor e nutrientes, o que as torna ainda mais interessantes para os apreciadores de alimentos saudáveis e diferenciados.

Portanto, se você quer experimentar algo novo na sua dieta ou simplesmente se surpreender com a versatilidade das cenouras, vale a pena procurar por essas variedades alternativas. Além de contribuir para uma alimentação mais diversificada, você estará apoiando a preservação e o cultivo de variedades tradicionais de vegetais.