G20: Brasil reafirma compromisso com combate ao racismo
Autoridades das maiores economias do mundo estão se reunindo em reuniões esta semana, no Rio de Janeiro
O Brasil voltou a afirmar o compromisso com o combate às desigualdades raciais, durante reunião do G20, nesta terça-feira (23), no Rio de Janeiro. O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, discursaram. As falas aconteceram na abertura da segunda sessão do Combate às Desigualdades e Cooperação Trilateral, da Reunião Ministerial de Desenvolvimento.
Mauro Vieira disse: “No momento em que, lamentavelmente, presenciamos manifestações de racismo e discriminação, inclusive no esporte, o Brasil segue comprometido em promover a igualdade étnico-racial, que é não apenas um objetivo nobre, mas um imperativo para construir um mundo mais justo, inclusive sustentável”.
Já a ministra Anielle Franco, em sua fala na reunião do G20, destacou que resolver um “problema sistêmico, estrutural e histórico” não é tarefa de um único ministério. E nem de um único país.
Além disso, em 2023, o presidente Lula discursou na Assembleia Geral da ONU. Lá, destacou que a criação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 18, é alcançar a igualdade étnico-racial na sociedade brasileira.
Leia mais:
Lula diz Maduro precisa respeitar resultado das eleições
MEC quer padronizar avaliação das bancas de cotas raciais
Zé Trovão: aumento de bens do deputado causa polêmica
Tabata pede investigação contra Marçal