Pré-candidatos ao Paço de Goiânia têm entre 31 e 73 anos
Aptidão do presidente dos EUA, Joe Biden, 81, após debate com Trump levantaram discussões sobre aptidões física e mental do democrata devido à idade
Francisco Costa
Com 81 anos, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desistiu de disputar a reeleição neste ano. Há algumas semanas, o democrata teve um desempenho questionável em um debate contra o ex-presidente Donald Trump, que colocou sua aptidão física e mental em discussão em decorrência de sua idade – inclusive no Brasil. Em Goiânia, nenhum pré-candidato está perto dos 80 anos e as idades variam de 31 a 73.
O mais jovem pré-candidato da corrida eleitoral pelo Paço da capital é o nome da federação Cidadania-PSDB, o jornalista e suplente de deputado federal Matheus Ribeiro (PSDB). O tucano tem 31 anos, completados no último 11 de julho.
Logo depois vem o ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL). O pré-candidato da base bolsonarista em Goiânia tem 39 anos. Ele fará 40 no próximo dia 25 de novembro.
Com 51 anos completados em 17 de março de 1973, a deputada federal Adriana Accorsi (PT) encara sua terceira disputa à prefeitura de Goiânia. Ela esteve no páreo em 2016 e 2020, terminando na quinta e terceira colocação, respectivamente.
Já o prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) tem 57 anos. Ex-vereador, o gestor foi vice de Maguito Vilela (MDB) e assumiu a prefeitura em janeiro de 2021, após o falecimento do emedebista em decorrência da Covid-19. Ele completará 58 anos em 1º de setembro.
Outro nome que tenta a terceira vez chegar ao Paço, assim como Adriana, é Vanderlan Cardoso (PSD). O senador da república e presidente do PSD estadual terminou em segundo lugar em 2016 e 2020. Com 61 anos (68 em 15 de novembro), aliados veem este pleito como o melhor momento para o ex-prefeito de Senador Canedo.
Ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), ex-ministro e ex-deputado federal, Sandro Mabel (União Brasil) tem 65 anos e faz aniversário em 31 de dezembro. O empresário é o nome da base caiadista em Goiânia.
Também empresário, Leonardo Rizzo é pré-candidato do Novo neste pleito. O político disputou o Senado em 2022, tem 67 anos, mas completa 68 no próximo dia 2 de agosto.
Por fim, o professor Reinaldo Pantaleão é figura conhecida na esquerda. Filiado ao UP desde o último pleito – após anos no PSOL -, ele tem 73 anos. Em 19 de dezembro, o docente fará aniversário.
Idade para disputar
No Brasil, não idade máxima para disputar a eleição. Contudo, a mínima varia conforme o cargo. Para vereador, 18 anos, enquanto prefeitos ou vice-prefeitos devem ter, no mínimo, 21 anos, assim como deputado federal, deputado estadual (ou distrital).
Postulantes ao cargo de governador ou vice-governador precisam ter, pelo menos, 30 anos. Por fim, senadores, presidentes ou vice-presidentes, 35 anos.
Deputado federal por Goiás, José Nelto (PP) quer mudar as regras quanto a idade máxima para presidente (e vice), governador (e vice) e prefeito (e vice). Projeto do parlamentar prevê máximo de 80 anos para esses cargos. A proposta de emenda à Constituição (PEC) foi justamente apelidada de “PEC Biden”.
Além do limite de idade, o texto também prevê limite de dois mandatos para estes cargos – sem retornos para um terceiro, como ocorreu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 78, por exemplo. O trecho é inspirado na Constituição dos Estados Unidos. (Especial para O Hoje)
[Box] Idade dos pré-candidatos em Goiânia
Reinaldo Pantaleão – 73 anos
Leonardo Rizzo – 67 anos
Sandro Mabel – 65 anos
Vanderlan Cardoso – 61 anos
Rogério Cruz – 57 anos
Adriana Accorsi – 51 anos
Fred Rodrigues – 39 anos
Matheus Ribeiro – 31 anos