sexta-feira, 23 de outubro de 2026
ELEIÇÕES 2024

Prefeito Rogério amplia direita livre para melhorar mobilidade

Prefeito considera que permitir tráfego de motociclistas em faixas de ônibus pode aumentar a letalidade

Yago Salespor em
Prefeito Rogério amplia direita livre para melhorar mobilidade

O prefeito Rogério (Solidariedade) determinou que a Prefeitura de Goiânia implantasse, após estudos, de sistemas de direita livre. E, ainda, projeta novos pontos de conversão para melhorar a mobilidade na cidade.

A conversão já é permitida na Avenida Anhanguera com a Raposo Tavares, no Bairro Capuava.

Ao mesmo tempo na Avenida Perimetral com a Noroeste, no Nova Esperança. E, conseguinte, na Avenida Goiás Norte com a Avenida Oeste, no Setor Norte Ferroviário.

“Nossos adversários mostram desconhecimento da nossa cidade, ao propor conversão à direita como se já não existisse em Goiânia. Já implantamos três pontos e temos outros mapeados para implantação da direita livre”, afirma o prefeito.

Leia mais: Prefeito Rogério destaca investimentos na educação de Goiânia

Já para Rogério, prometer permissão de motociclistas nos corredores exclusivos de ônibus não é a melhor saída para quem transita nesses veículos, já que especialistas sustentam que essa proposta aumenta a letalidade, em razão dos pontos cegos dos ônibus.

Segundo Prefeitura de Goiânia, uma das prioridades da gestão à mobilidade da capital é a proteção aos mais frágeis nas vias municipais.

Anteriormente, em setembro de 2023, a gestão promoveu a campanha “Cuidado Campo Cego! O (a) motorista pode não estar vendo você”. A campanha chamava atenção ao assunto ainda pouco discutido dentro do conceito de mobilidade, já que todo veículo possui um campo cego. As estatísticas mostram que os acidentes relacionados a pontos cegos aumentaram nos últimos anos.

Prefeito Rogério e a preocupação com a vida

A partir disso, a prefeitura concluiu que as maiores vítimas são motociclistas, tornando-se um problema preocupante para a segurança no trânsito.

A gestão implantou  corredores exclusivos por diversos fatores dentre eles; retirar da área de conflito veículos menores em relação aos maiores, no caso ônibus do transporte coletivo. Em caso de colisões, condutores de veículos menores, como no caso de motocicletas, aumentam o risco consideravelmente, já que no campo cego do ônibus, ele se esconde com maior rapidez. Além disso, há outro risco, o atropelamento já que a motocicleta por se tratar de uma veículo menor, ela facilmente trafega nas laterais do ônibus.

Portanto, neste caso, colocar no mesmo ambiente (rota de colisão) os dois atores que mais se vitimam em Goiânia, o motociclista e o pedestre, a possibilidade de aumentar a mortalidade no trânsito da Capital é considerável.

 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Mobilidade Prefeito Rogério Prefeitura

Veja também

celina leão

SEGURANÇA PÚBLICA

Celina Leão destaca valorização dos bombeiros e promete concurso e investimentos no DF

Em encontro com militares no Park Way, candidata citou entrega de viaturas, promoções na carreira ...
Tarcísio participa de preparação de Flávio para o debate e interpreta Lula

eleições 2026

Tarcísio participa de preparação de Flávio para o debate e interpreta Lula

Governador de São Paulo interpretou petista em simulação de debate, segundo colunista
Celina Leão anuncia reforma de centros obstétricos e padronização de hospitais do DF

POLÍTICA

Celina Leão anuncia reforma de centros obstétricos e padronização de hospitais do DF

Governadora afirma que unidades de saúde passam por intervenções para melhorar atendimento a paci...
TSE

Eleições 2026

TSE cobra atuação equilibrada das plataformas digitais

Em reunião com representantes de redes sociais, ministro Nunes Marques pediu reforço das equipes p...
Propaganda eleitoral de TV e rádio termina nesta sexta-feira (23)

eleições 2026

Propaganda eleitoral de TV e rádio termina nesta sexta-feira (23)

Ainda ficam permitidas carreatas, passeatas e a distribuição de material impresso até este sábad...
Globo cancela novela por causa de debate entre Lula e Flávio; confira horários

2º TURNO DAS ELEIÇÕES

Globo cancela novela por causa de debate entre Lula e Flávio; confira horários

Presidenciáveis se enfrentam nesta sexta-feira (23), em encontro mediado por César Tralli
Alego

PARLAMENTO GOIANO

Disputa pela presidência da Alego tem vários nomes e nenhuma definição

Issy Quinan, Talles Barreto e outros deputados são cotados para o comando da Casa; na oposição, p...
Avanço do PL no Congresso acirra disputa para comandar Câmara e Senado

Congresso Nacional

Avanço do PL no Congresso acirra disputa para comandar Câmara e Senado

Partido de Flávio Bolsonaro terá maior bancada e trabalha para ter o presidente de uma das Casas; ...