Conheça 7 benefícios de incluir o mel na dieta
Portanto, o equilíbrio na dieta é fundamental, evitando exagerar no consumo
O mel, quando consumido de maneira adequada, pode trazer uma série de benefícios à saúde, segundo especialistas. Este alimento natural melhora as defesas do organismo, favorece a saúde cardiovascular e é rico em vitaminas e minerais.No entanto, é importante destacar que, apesar de suas propriedades saudáveis, o mel possui teor calórico. Portanto, o equilíbrio na dieta é fundamental, evitando exagerar no consumo.
A nutricionista Danielle Bayma, membro da Associação Brasileira de Nutrição Funcional (IBNF), lista sete benefícios de incluir o mel na sua dieta. Veja:
1) O mel é um alimento com grande potencial antioxidante e antiinflamatória;
2) Tem a capacidade de melhorar a saúde cardiovascular;
3) Aumenta as células de defesa do corpo;
4) Combate bactérias e fungos;
5) É rico em vitaminas, minerais, polifenóis, enzimas e ácidos graxos;
6) É um alimento funcional;
7) Possui atividade indutora de apoptose, antimutagênica e antiproliferativa.
Com essas orientações, é possível incluir o alimento de forma saudável na dieta, aproveitando suas vantagens. A nutricionista ainda comentou um pouco sobre o mel. “Uma colher de sopa de mel por dia é a quantidade recomendada. Sugiro, inclusive, que esse mel seja consumido no período noturno, caso o paciente tenha alguma queixa de irritação na garganta ou tosse. A saliva produzida age na mucosa da garganta realizando uma proteção”.