Goiânia reelege mais de 60% dos vereadores e terá 14 novos nomes na Câmara
Dos 37 eleitos, 23 vereadores continuam no cargo e 14 novos nomes assumirão seus mandatos na Câmara de Goiânia
As eleições deste domingo (6/10) definiram a nova composição da Câmara Municipal de Goiânia. A partir de 2025, a Casa contará com 37 vereadores, um aumento de dois parlamentares em relação ao número atual. O MDB liderou o número de eleitos, com oito representantes, seguido do PL com quatro vereadores. PRD, Solidariedade, PT e UB, por sua vez, elegeram três vereadores cada, sendo os seis partidos com maior representatividade.
Major Vitor Hugo (PL) foi o vereador mais votado, com 15.678 votos. O segundo lugar ficou com o professor Edward (PT), que conquistou 13.573 votos. O atual presidente da Câmara, GCM Romário Policarpo (PRD), garantiu sua reeleição com 11.496 votos, sendo o terceiro mais votado.
Leia mais: Conheça os vereadores eleitos por Aparecida de Goiânia
Dos 37 eleitos, 62,16% são reeleitos, o que representa 23 vereadores que continuam no cargo. Ao mesmo tempo, 14 novos nomes foram eleitos, o que corresponde a 37,84% de renovação nas cadeiras do Parlamento Municipal.
Pela primeira vez, Goiânia terá 37 vereadores
A partir de 2025, a Câmara Municipal de Goiânia terá, pela primeira vez, 37 vereadores, um aumento de duas cadeiras em relação à composição atual. O motivo é o crescimento populacional da capital de Goiás, que ultrapassou 1,4 milhão de habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Assim, o número de vereadores deve acompanhar o crescimento populacional da cidade.
O aumento de 35 para 37 cadeiras foi aprovado em 2023, em conformidade com a legislação que ajusta o número de vereadores de acordo com o crescimento populacional dos municípios.