Rede social X volta ao Brasil após 40 dias suspensa
O retorno ocorreu após a plataforma cumprir todas as exigências impostas pelo Supremo Tribunal Federal
A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, voltou a operar no Brasil nesta quarta-feira (9). O retorno ocorreu após a plataforma cumprir todas as exigências impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por decisão do ministro Alexandre de Moraes. O serviço esteve suspenso por cerca de 40 dias devido à recusa do bilionário Elon Musk em seguir as leis brasileiras e designar um representante legal para a empresa.
Com aproximadamente 20 milhões de usuários no país antes da suspensão, a volta da plataforma foi comemorada por muitos. Em sua conta oficial, o X declarou que está feliz em retornar ao Brasil, reforçando o compromisso com a liberdade de expressão, sempre dentro dos limites legais. “Proporcionar a dezenas de milhões de brasileiros acesso à nossa plataforma indispensável foi prioridade durante todo esse processo. Continuaremos a defender a liberdade de expressão, dentro dos limites da lei, em todos os lugares onde operamos”, afirmou a empresa em comunicado.
A reabertura do X também foi celebrada por usuários frequentes da rede, incluindo famosos brasileiros. Muitos expressaram sua satisfação com o retorno e destacaram a importância da plataforma para a comunicação e expressão no país. O cenário, no entanto, ainda exige cautela, já que a empresa se comprometeu a manter a conformidade com as regras brasileiras, evitando novas penalizações.
Confira as reações dos famosos com a volta do X ao Brasil
Agora, a expectativa é que a rede social retome sua atividade normal, com os usuários voltando a interagir livremente, mas respeitando as diretrizes estabelecidas pela Justiça.