O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Tecnologia e educação

Especialistas discutem o uso da inteligência artificial na gestão de dados escolares

Seminário organizado pelo MEC explora soluções para otimizar políticas públicas educacionais com foco na permanência estudantil e na modernização da gestão de informações

Postado em 20 de outubro de 2024 por Luana Avelar

Pesquisadores e gestores públicos debateram, nesta semana, o uso da inteligência artificial e a governança de dados nas políticas públicas voltadas para a educação. O seminário ‘Educação, Governança de Dados e Inteligência Artificial’, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), teve como objetivo explorar alternativas para a gestão de informações que assegurem direitos e facilitem a tomada de decisões. Realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Instituto Federal de Brasília (IFB), o evento destacou a importância da tecnologia no setor educacional.

A aplicação de dados em tempo real, como a frequência dos alunos nas aulas, foi um dos exemplos mencionados como forma de ajudar instituições de ensino a implementar medidas que garantam a permanência estudantil e o acesso à educação de maneira mais eficaz.

A diretora de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica (SEB), Anita Gea Martinez Stefani, ressaltou os desafios para consolidar documentos, como históricos escolares de alunos que passaram por diferentes instituições, evidenciando a necessidade de modernizar o tratamento de dados na rede de educação. “Quando falamos sobre interação e interoperabilidade de dados e conexão das informações, estamos falando sobre fornecer direitos, serviços públicos que já poderiam estar disponíveis, mas que tecnicamente a gente ainda não se organizou para disponibilizar para os cidadãos”, destacou Stefani.

Para enfrentar esses desafios, o MEC, em parceria com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES/UFAL), desenvolveu o Gestão Presente, um hub educacional que funciona como plataforma de armazenamento e organização de dados. O sistema centraliza informações de estudantes e auxilia na gestão escolar, englobando processos como matrículas e diários de classe.

Vilmar Klemann, representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), apontou outros desafios, como dados incorretos ou incompletos e a falta de profissionais capacitados para a leitura e análise desses dados. “Geralmente profissionais qualificados não ficam nas redes municipais, e infelizmente resulta em uma rotatividade muito alta”, lamentou Klemann.

 

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também