sábado, 17 de outubro de 2026
Constrangimento

Médicos se recusam a realizar aborto autorizado em mulher com câncer

A mulher com câncer enfrenta dificuldades legais para realizar o aborto necessário

Micael Mourapor em
Médicos se recusam a realizar aborto autorizado em mulher com câncer Foto: Divulgação
Médicos se recusam a realizar aborto autorizado em mulher com câncer Foto: Divulgação

Uma mulher foi diagnosticada com câncer em estágio avançado. Ela descobriu a gravidez nesse momento. O tratamento de quimioterapia era essencial para a recuperação, mas não poderia ser realizado durante a gestação. A situação trouxe riscos de morte devido ao avanço da doença. Assim, solicitou a interrupção legal da gravidez no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Aos 29 anos, ela cuidava de dois filhos pequenos e lidava com a nova gestação. Antes do procedimento, enfrentou dilemas internos e trâmites legais necessários ao aborto. No Hospital Regional de Taguatinga (HRT), a equipe médica alegou “objeção de consciência” ao realizar o procedimento.

A justificativa se baseou em um direito constitucional. Esse direito assegura a qualquer cidadão a recusa de agir em situações que contrariem suas crenças religiosas ou convicções. No entanto, essa recusa colidiu com o direito da paciente ao aborto legal. Esse aborto era necessário para que pudesse continuar o tratamento contra o câncer.

Após a recusa em 23 de agosto de 2024, a paciente recorreu. Quatro dias depois, conseguiu realizar o aborto conforme a lei. O caso foi encaminhado à Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A Secretaria de Saúde foi notificada. A denúncia indicou que a paciente sofreu constrangimentos, jejum pré-operatório sucessivo e questionamentos.

Em julho deste ano, a deputada federal Sâmia Bomfim (PSol-SP) apresentou o Projeto de Lei nº 2.520/2024. O projeto propõe garantir o aborto de gestantes mesmo em casos de objeção de consciência por médicos. Estipula que, nesses casos, o médico que invocar a objeção deve informar a justificativa e assegurar a continuidade do atendimento com outro profissional.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Aborto medicos recusam

Veja também

MP-GO faz duas operações em escolas em intervalo de sete dias em Goiás

INVESTIGAÇÃO

MP-GO faz duas operações em escolas em intervalo de sete dias em Goiás

Ações ocorreram em 8 e 15 de outubro e miram grupos suspeitos de fraudar licitações e dispensas ...
Goiás tem previsão de temperaturas de até 39°C e chuva isolada neste domingo

PREVISÃO DO TEMPO

Goiânia terá sábado (17) de até 32°C e pancadas de chuva à tarde

Mínima prevista é de 19°C; manhã terá muitas nuvens, e a noite também apresenta possibilidade ...
Bombeiros encontram corpo de homem em lago da Saneago, em Goiânia

Mistério

Bombeiros encontram corpo de homem em lago da Saneago, em Goiânia

Vítima, de aproximadamente 30 anos, foi localizada submersa a cerca de três metros de profundidade...
Cirurgião depõe sobre morte de empresária após cirurgia plástica em Goiânia

INVESTIGAÇÃO

Cirurgião depõe sobre morte de empresária após cirurgia plástica em Goiânia

Lessandro Martins ficou cerca de três horas no 4º DP. Polícia aguarda laudo da exumação para es...
Bebê de 23 dias é morto com mais de 20 facadas; pais são presos na Paraíba

Crime Bárbaro

Bebê de 23 dias é morto com mais de 20 facadas; pais são presos na Paraíba

Casal de 19 anos apresentou versões conflitantes sobre o crime; Polícia Civil investiga a particip...
Homem fica gravemente ferido após cair de telhado no Setor Finsocial, em Goiânia

Acidente

Homem fica gravemente ferido após cair de telhado no Setor Finsocial, em Goiânia

Vítima foi encontrada inconsciente e com sangramento intenso na cabeça, no Setor Finsocial, e enca...
Goiás registra alta de dengue e chikungunya e reforça combate ao mosquito

Atenção na saúde

Goiás registra alta de dengue e chikungunya e reforça combate ao mosquito

Estado confirma mais de 108 mil casos de dengue e 11 mil de chikungunya em 2026; ações incluem nov...
PCDF prende dois suspeitos de tráfico de drogas na Estrutural em Brasília

Tráfico de drogas

PCDF prende dois suspeitos de tráfico de drogas na Estrutural em Brasília

Um dos detidos é um homem de 36 anos que estava foragido e usava documentos falsos para esconder a ...