O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
ELEIÇÕES EUA

Bolsonaristas veem possível vitória de Trump como impulso para a direita no Brasil

Apoiadores de Bolsonaro acreditam que retorno de Trump pode fortalecer ex-presidente e influenciar combate às fake news

Postado em 4 de novembro de 2024 por Vinicius Lima
direita
Donald Trump de Jair Bolsonaro em 2019 | Foto: Alan Santos / PR

A possível vitória de Donald Trump nas eleições americanas de 2024 pode ter repercussões políticas significativas no Brasil, especialmente entre apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Figuras de destaque da direita bolsonarista, como Paulo Figueiredo e Ernesto Araújo, acreditam que o retorno de Trump ao poder na Casa Branca influenciaria diretamente o cenário político brasileiro.

Em conversas com a BBC News Brasil, Figueiredo e Araújo expressaram a expectativa de que um novo governo Trump daria visibilidade a Bolsonaro, atualmente inelegível até 2030. Além disso, eles acreditam que a política de combate às fake news no Brasil, liderada pelo Supremo Tribunal Federal, poderia ser afetada por um alinhamento com a abordagem de Trump às mídias sociais. Outro ponto mencionado foi a possibilidade de o bolsonarismo recuperar força, com a chance de revitalizar sua agenda conservadora e estreitar laços com movimentos de extrema direita em outros países.

Bolsonaristas apostam que vitória de Trump pode fortalecer direita

Essa expectativa também é compartilhada por observadores fora do círculo bolsonarista. O petista José Dirceu afirmou que uma vitória de Trump poderia modificar o cenário político brasileiro, impulsionando o bolsonarismo. Já Thomas Shannon, ex-embaixador dos Estados Unidos no Brasil, vê um eventual retorno de Trump como um reflexo de uma trajetória comum entre Brasil e EUA nos últimos anos, marcada pela ascensão de líderes de extrema direita em ambos os países.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também