Lula diz esperar que candidatura à presidência em 2026 não seja necessária
Chefe do executivo nacional quer que novos candidatos surjam para promover uma “grande renovação política” no país
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que só irá considerar a possibilidade de disputar a reeleição em 2026 quando o ano chegar. A declaração foi dada durante uma entrevista à CNN Internacional.
Lula disse que o assunto será discutido com os partidos de sua base com “sobriedade e seriedade”, mas adiantou que espera “não ser necessário”. O chefe do executivo nacional quer que novos candidatos surjam para promover uma “grande renovação política” no país.
Leia mais: TJGO ordena prisão imediata de réus no caso Valério Luiz
Ao ser questionado sobre sua idade, considerando que teria 85 anos ao final de um segundo mandato, o presidente enfatizou que “governar não é como praticar esportes”. Para Lula, o importante na liderança é “a competência, a mentalidade, a saúde e os compromissos do governante”, não a juventude.
Lula vs direita
Lula também mencionou que estaria disposto a enfrentar um candidato da extrema-direita se necessário, na falta de um outro nome forte.
Anteriormente, Lula já havia declarado que “há muita gente boa para ser candidato”. Em 2022, ainda na pré-campanha, ele chegou a dizer que não buscaria reeleição, prometendo entregar um país em boas condições ao próximo governante ao final de seu mandato.