O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 3 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Higiene

Garrafinhas de água tem mais bactérias que assentos sanitários, aponta estudo

Acúmulo de sujeira e resíduos

Postado em 11 de novembro de 2024 por Otavio Augusto
Garrafinha de água. Foto: Divulgação

Um estudo independente da Water Filter Guru revelou que garrafinhas de água tem mais bactérias que assentos sanitários. As garrafinhas de água reutilizáveis podem acumular até 40 mil bactérias a mais do que um assento de vaso sanitário. O aumento na popularidade das garrafas individuais para manter a hidratação acaba, em muitos casos, levando ao uso constante sem a higienização necessária, o que pode resultar na proliferação de germes e riscos à saúde.

Garrafinhas de água tem mais bactérias que assentos sanitários

Segundo o infectologista Werciley Vieira Júnior, a falta de higienização das garrafas permite o acúmulo de sujeira e resíduos, tanto de alimentos quanto de bebidas consumidas anteriormente. Além disso, o ambiente em que as garrafas são deixadas pode contribuir para contaminações adicionais. “Baratas, ratos e insetos podem entrar em contato com esses objetos, o que representa um risco extra”, explica. Entre os problemas de saúde associados à falta de limpeza das garrafas, estão quadros de diarreia, náuseas, vômitos e outros sintomas gastrointestinais.

Cuidados recomendados

Para evitar esses riscos, o especialista recomenda uma higienização regular das garrafas. O ideal é limpar logo após o uso, focando tanto no interior quanto no bocal e nas áreas de enroscamento, onde o acúmulo de sujeira é mais provável. A limpeza deve ser feita com água e sabão neutro, e pode incluir o uso de água fervente para uma desinfecção mais completa.

Garrafinhas de água tem mais bactérias que assentos sanitários
Acúmulo de bactérias. Foto: Divulgação

Além das garrafas de água, Vieira Júnior alerta para outros hábitos que aumentam o risco de contaminação. Entre eles, destaca-se o hábito de apoiar talheres em superfícies sem higienização adequada e levar as mãos não lavadas à boca. Por fim, ele reforça a importância de manter a atenção a esses cuidados no dia a dia, especialmente em ambientes externos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também