terça-feira, 29 de setembro de 2026
Feminicídio

Homem acusado de espancar mulher é inocentado por distúrbio mental do sono

Mulher vai recorrer

Otavio Augustopor em
Homem acusado de espancar mulher é inocentado por distúrbio mental do sono
Mulher espancada. Foto: Reprodução/ redes sociais

A Justiça do Rio de Janeiro declarou inimputável o homem acusado de espancar mulher. A acusação foi de uma tentativa de feminicídio contra a paisagista Elaine Caparroz, em 2019. A decisão foi tomada pela 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, que concluiu que o agressor, Vinícius Serra, de 27 anos, agiu sob influência de um distúrbio do sono conhecido como parassonia. Essa condição, segundo os magistrados, comprometeu sua capacidade de entender o caráter ilícito dos atos.

A sentença baseia-se em laudos periciais que identificaram comportamentos violentos associados ao distúrbio. Segundo os peritos, Serra apresenta episódios de agressividade durante o sono desde a infância. Um desses relatos incluiu uma tentativa de sufocar a própria mãe enquanto dormia.

Homem acusado de espancar mulher

Elaine foi espancada por cerca de quatro horas durante um encontro marcado após meses de conversas pelas redes sociais. Na época, a investigação cogitou a hipótese de vingança contra o filho da vítima. Contudo, Serra alegou ter tido um surto psicótico.

Com a decisão, o acusado não será submetido ao Tribunal do Júri e ficará em tratamento ambulatorial. Ele deve realizar consultas mensais em uma unidade de saúde e usar medicação de forma contínua. A indenização de R$ 100 mil solicitada por Elaine também foi negada.

Diante da decisão, Elaine lamentou e afirmou que irá recorrer. “Não me conformo com essa decisão. Sou uma mulher, vítima de tentativa de feminicídio, que quase morreu e foi abandonada pelo sistema de Justiça”, declarou.

Gabriela Mansur, advogada de Elaine, reforçou a intenção de recorrer. Segundo ela, a decisão priva a vítima de um julgamento pelo Tribunal do Júri, o que seria um direito constitucional em casos de crimes dolosos contra a vida.

O desembargador Joaquim Domingos justificou que, apesar de as agressões terem sido confirmadas, o diagnóstico de inimputabilidade impede que Serra responda criminalmente pelos atos. Peritos apontaram que o distúrbio do sono, agravado pelo consumo de álcool, foi determinante para os comportamentos violentos.

Na sentença de primeira instância, o juiz Alexandre Abrahão havia reconhecido o dolo, mas destacou que Serra era incapaz de compreender a gravidade dos atos. Laudos médicos indicaram microdespertares e redução da fase REM, confirmando o diagnóstico de parassonia.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Anápolis Aparecida de Goiânia Atlético-GO Bolsonaro Brasil Crimes disturbio do sono espancar mulher Feminicídio Goiânia Goiás Homem acusado de espancar mulher é inocentado por distúrbio mental do sono Lula mulher Pará Polícia Civil Política tentativa de assasinato

Veja também

Mulher é detida após atacar outra com vidro quebrado no Setor Comercial Sul (DF)

Agressão

Mulher é detida após atacar outra com vidro quebrado no Setor Comercial Sul (DF)

Vítima sofreu ferimentos nos braços e no pescoço e foi encaminhada ao Hospital de Base; ocorrênc...
carros elétricos

locomoção urbana

Goiás tem maior frota do Centro-Oeste e amplia mercado de carros elétricos

Estado soma 5,2 milhões de veículos, enquanto modelos eletrificados ganham participação no merca...
Homem é baleado com três tiros na Cidade Estrutural (DF)

tentativa de homicídio

Homem é baleado com três tiros na Cidade Estrutural (DF)

Vítima de 43 anos foi atingida nas costas, abaixo da axila e em uma das mãos; homem foi levado con...
Incêndio em apartamento mobiliza bombeiros e provoca evacuação em prédio no Setor Marista

Incêndio em edificação

Incêndio em apartamento mobiliza bombeiros e provoca evacuação em prédio no Setor Marista

Fogo atingiu imóvel no 20º andar; moradores, incluindo pessoas com dificuldade de locomoção, for...
Goiás recebe 31 mil doses de vacina contra pneumonia e meningite para idosos

SAÚDE

Goiás recebe 31 mil doses de vacina contra pneumonia e meningite para idosos

Imunizante será destinado a pessoas com 85 anos ou mais, mas início da aplicação dependerá da o...
Turismo cobra mais espaço e estrutura do Governo de Goiás

reivindicações

Turismo cobra mais espaço e estrutura do Governo de Goiás

Entidades apontam perda de força institucional, mudanças na estrutura técnica e redução de aç�...
Justiça pode obrigar Goiânia a adaptar Parque Botafogo às normas de acessibilidade

ACESSIBILIDADE

Justiça pode obrigar Goiânia a adaptar Parque Botafogo às normas de acessibilidade

MP-GO pede multa diária e indenização por dano moral coletivo até que o parque seja adaptado
Calorão de 37°C e chance de chuva marcam a terça-feira (29) em Goiânia

PREVISÃO DO TEMPO

Calorão de 37°C e chance de chuva marcam a terça-feira (29) em Goiânia

Dia começa com poucas nuvens, mas o céu fica mais carregado e pode chover de forma isolada durante...