O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 11 de janeiro de 2025
Sem secretário

Deputados se recusam participar de prestação de contas da Saúde

Técnicos enviados pelo secretário argumentaram que poderiam apresentar os números, mas Comissão de Saúde da Casa exigiu presença do titular da pasta

Postado em 5 de dezembro de 2024 por Thiago Borges
Deputados se recusam participar de prestação de contas da Saúde
Foto: Hellenn Reis/Alego

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde marcaram presença na Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento realizada na tarde da última quarta-feira, 4. Durante o encontro, os auxiliares defenderam a apresentação dos números referentes ao 1° e 2° quadrimestres de 2024. O que não ocorreu. 

Isso porque os deputados Antônio Gomide (PT) e o líder do Governo, Talles Barreto (UB), se queixarem da ausência do titular da pasta, Dr. Rasivel dos Reis, e se recusaram a participar da prestação de contas sem a presença deste. 

Depois do protesto dos deputados, a secretária de Inovação, Planejamento, Educação e Infraestrutura, Ana Carolina Abrão, tentou justificar a ausência. “Estamos enfrentando uma crise em Goiânia e, por isso, o secretário não está aqui, como o fez todas as vezes em que foi convidado. Viemos em respeito a essa Casa de Leis e temos total condição de prestar todos os esclarecimentos necessários”.

O discurso foi emendado por Luciano de Moura Carvalho, que é subsecretário de Políticas e Ações em Saúde da pasta. “O paciente de Goiânia é um paciente de Goiás. Com o desligamento da secretária da Saúde de Goiânia, o dr. Rasivel precisou tratar de algumas questões pessoalmente. Viemos aqui para apresentar todos os indicadores. Nossa proposta é que a gente apresente esses números agora e, num segundo momento, possamos marcar a visita do dr. Rasivel”. 

Os argumentos, no entanto, não convenceram os deputados. Diante da situação, o presidente em exercício da comissão, deputado Dr. George Morais (PDT), declarou encerrada a prestação de contas prevista para a última quarta. Uma nova data deve ser negociada pelo colegiado juntamente com os auxiliares da pasta, desde que, como defendido por Barreto, o titular esteja presente. 

Leia mais: Em SP, Mabel e Vilela buscam soluções para mobilidade

Mais tarde

Durante reunião parlamentar na sessão ordinária, o deputado Antônio Gomide pediu a palavra para falar sobre o assunto. Na tribuna, ele enalteceu a prerrogativa da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás com relação à fiscalização dos gastos do Poder Executivo.  O deputado lamentou o descrédito da Casa de Leis perante alguns titulares de secretarias do Estado de Goiás, que faltaram às audiências com os deputados da Alego.

Na esteira, ele citou o caso da última quarta. Para ele, essa era a “oportunidade de o titular informar como é feito o pagamento das OSs, a compra de medicamentos, a contratação de médicos, de dentistas, e os pagamentos das UTIs públicas”.

O deputado argumenta que esses temas devem ser debatidos na Casa de Leis; no entanto, os secretários se ausentaram. “Fica registrado o nosso protesto em nome da Comissão de Saúde, da qual eu participo”, concluiu. (Especial para O Hoje)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também