Donald Trump promete elevar tarifas contra Brasil e Índia
O presidente eleito dos EUA ameaçou impor uma tarifa de 100% sobre países que consideram criar uma moeda própria no Brics
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (16), em declaração feita na sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida, que vai impor tarifas mais altas a países que mantêm taxas elevadas sobre produtos norte-americanos.
Trump destacou o Brasil e a Índia como alvos específicos dessa política. “Se eles quiserem nos cobrar, tudo bem, mas nós também vamos cobrar de volta”, afirmou o norte-americano, defendendo que tais medidas fortaleceriam a economia dos Estados Unidos.
Durante sua campanha presidencial, o republicano já havia prometido penalizar produtos chineses e outras importações, mas é a primeira vez que menciona diretamente o Brasil.
Leia também: Datafolha: 34% reprovam atuação de Haddad na economia; 27% aprovam
Além disso, a inclusão da Índia na lista de países visados sugere que Trump está mirando os membros do bloco Brics, formado por Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul.
Trump foi mais longe ao ameaçar uma tarifa de até 100% sobre produtos desses países caso avancem na ideia de uma moeda própria para reduzir a dependência do dólar no comércio global.