O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Legado preservado

Alto escalão da política se reúne em lançamento do Instituto Iris Rezende Machado

Encontro contou com a participação da família de Iris, da família Caiado, do vice-governador Daniel Vilela, do prefeito eleito por Goiânia, Sandro Mabel, e outros nomes influentes da política local

Postado em 22 de dezembro de 2024 por Felipe Cardoso
Iris Rezende
Iris Rezende

 

O legado de Iris Rezende Machado, um dos maiores líderes políticos de Goiás, ganhou mais um capítulo no último final de semana com o lançamento do Instituto Iris Rezende Machado, na Vila Mutirão, em Goiânia. O evento, que reuniu familiares, autoridades e moradores, simboliza a continuidade de uma trajetória marcada por dedicação ao povo e transformação social. 

A filha de Iris, Ana Paula Rezende, emocionou o público ao relembrar momentos marcantes da vida do pai. “Se ele estivesse aqui, certamente escolheria este lugar para comemorar seu aniversário. Foram mil casas construídas em um único dia neste bairro, que é um exemplo de que, com amor e honestidade, a política pode transformar vidas”, declarou.

E complementou: “Ele fez essa política a vida inteira. Ele transformou o Estado, construiu uma cidade, transformou a vida dos brasileiros. Então eu falo que essa política, ela é possível sim. E foi essa política que ele fez a vida inteira. Então o intuito do Instituto, a grande missão do Instituto vai ser preservar a vida dele, eternizar a história dele e mostrar para as pessoas que a verdadeira política é aquela que as pessoas vivem”, completou.

Ana Paula Rezende é a responsável pelo Instituto, junto dos irmãos. Ela agradeceu aos moradores da Vila Mutirão, que tem carinho especial pelo político. “Mais do que eu, vocês são as pessoas que podem melhor contar a história de meu pai, que amou e se dedicou para a boa política, para o povo. Agradeço o amor e o carinho que todos tiveram e tem por ele até hoje”, disse.

Presente na solenidade de lançamento do instituto, o vice-governador Daniel Vilela destacou a relevância de Iris para a política goiana. “Iris foi um homem que criou uma política próxima do cidadão. Ele nos ensinou a ouvir as pessoas, a entender suas necessidades e a trabalhar por elas. Este instituto vai imortalizar essa forma de fazer política”, afirmou Daniel. Ele também frisou que o projeto é uma inspiração para as novas gerações, garantindo que o exemplo de Iris continuará vivo no Estado.

Leia mais: Para além do Governo, Legislativo também pode ser beneficiado com Propag

Representando o governador Ronaldo Caiado, Anna Vitória Caiado enalteceu o exemplo de humildade e dedicação de Iris. “Ele sempre repetia que as pessoas precisam ser cuidadas. Conviver com ele foi um presente que me ensinou muito sobre política e humanidade. Hoje, damos continuidade ao seu sonho de uma cidade melhor.”

Já o prefeito diplomado de Goiânia, Sandro Mabel, reforçou a importância de preservar o legado do ex-governador. “Iris era um político completo, que sabia ouvir e liderar. Este instituto vai eternizar sua memória e nos lembrar de sua dedicação ao povo. Temos a responsabilidade de continuar cuidando dessa cidade que ele tanto amava.”

O Instituto Iris Rezende tem como missão inspirar as futuras gerações a praticar a política verdadeira: aquela que cuida das pessoas e transforma vidas. Ele também será utilizado como instrumento para relembrar o legado do ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia.

A ação do último final de semana ofereceu atividades de cultura e lazer para lembrar o aniversário de 91 anos do político. Ele completaria essa idade no último domingo, dia 22 de dezembro. A escolha do Colégio Estadual Edmundo Rocha como cenário do evento carrega um forte significado emocional para a família e os moradores da região. Foi naquele espaço que Iris Rezende realizou um dos marcos de sua gestão: a construção de mil casas em apenas um dia, durante um mutirão habitacional. Iris faleceu em novembro de 2021, aos 87 anos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também