quinta-feira, 20 de agosto de 2026
camaçari

163 chineses são resgatados em situação de trabalho escravo na Bahia

Os auditores também relataram que as condições sanitárias obrigavam os trabalhadores a acordar às 4h da manhã para formar filas antes de iniciar a jornada às 5h30

Micael Mourapor Micael Moura em
163 chineses são resgatados em situação de trabalho escravo Foto: Divulgação
163 chineses são resgatados em situação de trabalho escravo Foto: Divulgação

Uma força-tarefa composta por órgãos federais identificou, nesta segunda-feira (23), 163 trabalhadores chineses em condições análogas à escravidão em empresas terceirizadas que atuam nas obras de construção da fábrica da montadora de carros elétricos chinesa BYD (Build Your Dreams), localizada em Camaçari, na Bahia.

A BYD emitiu uma nota oficial em que responsabiliza a construtora terceirizada Jinjiang pelo ocorrido. A montadora afirmou que não tolera violações à legislação brasileira e à dignidade humana, e que decidiu encerrar imediatamente o contrato com a Jinjiang Construction Brazil. “A BYD Auto do Brasil reafirma que não tolera desrespeito à lei brasileira e à dignidade humana. Diante disso, a companhia decidiu encerrar imediatamente o contrato com a empreiteira para a realização de parte da obra na fábrica de Camaçari (BA) e estuda outras medidas cabíveis. A BYD Auto do Brasil reforça que os funcionários da terceirizada não serão prejudicados por essa decisão, pois vai garantir que todos os seus direitos sejam assegurados”, declarou a empresa.

Ainda segundo a BYD, os trabalhadores foram transferidos para hotéis na região. O vice-presidente sênior da BYD Brasil, Alexandre Baldy, enfatizou o compromisso da companhia com a legislação nacional. “A BYD reitera seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, em especial no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores. Por isso, está colaborando com os órgãos competentes desde o primeiro momento e decidiu romper o contrato com a construtora Jinjiang”, afirmou Baldy.

Leia mais: BYD oferece recompra de carros com pagamento de Até 80% da tabela fipe

Condições degradantes De acordo com auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os trabalhadores foram encontrados em alojamentos mantidos pela terceirizada Jinjiang, que prestava serviços à BYD. Os alojamentos apresentavam condições insalubres e degradantes. A fiscalização embargou e interditou os espaços após encontrar situações como camas sem colchões ou com revestimentos inadequados, falta de armários, mistura de itens pessoais com alimentos, e banheiros insuficientes e precários. Em um dos casos, havia apenas um banheiro para atender 31 trabalhadores.

Os auditores também relataram que as condições sanitárias obrigavam os trabalhadores a acordar às 4h da manhã para formar filas antes de iniciar a jornada às 5h30. Além disso, os banheiros não possuíam separação por sexo, careciam de assentos e apresentavam condições de higiene inadequadas. As áreas destinadas à alimentação também estavam em estado precário.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e os órgãos de fiscalização continuam investigando o caso para responsabilizar os envolvidos e garantir a segurança e os direitos dos trabalhadores afetados.

 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Maria da Penha

JUSTIÇA

Aos 80 anos, ex-marido de Maria da Penha é preso por descumprir ordem judicial

Marco Antônio Heredia Viveros, de 80 anos, foi preso no domingo após dar entrevista à TV Record s...
Mega sena

MEGA SENA

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 165 milhões neste domingo

No último concurso, foram sorteados os números 16, 21, 24, 31, 43 e 54, mas nenhum apostador acert...
Controle do colesterol deve começar na infância, alerta cardiologista

SAÚDE

Controle do colesterol deve começar na infância, alerta cardiologista

A Sociedade Brasileira de Cardiologia também alerta que o colesterol elevado está associado a háb...
Desmatamento Amazônia

MEIO AMBIENTE

Desmatamento na Amazônia cai ao menor nível desde 2016

Dados do Inpe mostram redução de quase 37% na área sob alerta; Cerrado também registra recuo no ...
Piso do frete

TRANSPORTE RODOVIÁRIO

Lula sanciona lei que endurece punições para quem descumprir piso do frete

Lula sanciona lei que aumenta punições para quem desrespeitar o piso do frete, endurece a fiscaliz...
Novos CNPJs passam a ter letras e números a partir desta sexta-feira; entenda a mudança

MUDANÇA NO CNPJ

Novos CNPJs passam a ter letras e números a partir desta sexta-feira; entenda a mudança

Alteração vale apenas para inscrições emitidas pela Receita Federal a partir de 31 de julho e n�...
Vendaval deixa mais de 510 mil imóveis sem energia e causa três mortes no Rio

VENDAVAL

Vendaval deixa mais de 510 mil imóveis sem energia e causa três mortes no Rio

Rajadas superiores a 100 km/h derrubaram árvores, interromperam serviços de transporte e provocara...
Brasil rebate decisão dos EUA e nega representar ameaça à segurança americana

ECONOMIA

Brasil rebate decisão dos EUA e nega representar ameaça à segurança americana

Após Washington renovar por mais um ano a declaração de emergência nacional contra o Brasil, o P...