Apoio de Leandro Vilela a Mendanha pode alavancar ex-prefeito
Com muitos dos seus aliados na gestão de Vilela, uma Câmara com maioria da base e apoio popular, Mendanha garante o futuro de Vilela e do próprio
Após três anos fora de casa, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), voltou a atuar por dentro da gestão municipal como conselheiro e aliado do atual prefeito da cidade, Leandro Vilela (MDB). A posição foi assegurada logo no início das eleições legislativas de 2024, com a associação simbólica entre os dois líderes políticos de Aparecida, reforçando a parceria. Durante muitas das campanhas eleitorais, Mendanha e Ronaldo Caiado (União Brasil) caminharam juntos com o objetivo de eleger Leandro, sobrinho do eleito eleito da Capital, Maguito Vilela, para a gestão aparecidense.
Agora, depois da vitória com mais de 130 mil votos a favor de Leandro Vilela e oito dias na gestão, Mendanha busca apoiar o prefeito na condução do município, fortalecendo a parceria entre eles e, ao mesmo tempo, criando condições para uma possível candidatura futura . O apoio de Vilela é visto como essencial para alavancar as pretensões de Mendanha no cenário político. Além disso, Vilela conta com grande parte do secretariado de Mendanha pela articulação do ex-gestor, como Rafael Rezende, Márcia Tinoco, Willian Panda, Fábio Camargo, André Fortaleza e a própria esposa do conselheiro, Mayara Mendanha, o que fortalece ainda mais a integração entre os dois.
Em entrevista por telefone exclusiva para O HOJE, Mendanha relatou um pouco como pretende atuar dentro da cidade e do Conselho de Gestão para melhor ajudar Vilela na gestão, destacando o protagonismo do prefeito. Apesar de ser um membro estratégico de influência de Vilela, Mendanha frisa que é apenas “um mero conselheiro que está sempre à disposição do gestor”, e reforça que Vilela detém profundo conhecimento sobre o município. “A relação de Vilela com Aparecida vem desde 2009, quando Maguito foi eleito. Ele conhece muito bem a cidade do ponto de vista geográfico, estrutural, todas as demandas e carências.”
Com isso, Mendanha aponta que ainda consegue assistir ao diálogo com as principais lideranças municipais para ajudar na articulação de projetos de autoridade da prefeitura. Ele também comenta que pretende contribuir na solução da atual crise financeira do município, que afeta o Hospital Municipal de Aparecida (HMAP), um dos hospitais de referência da cidade.
Mendanha também especulou que um dos próximos passos de Leandro para o governo federal será a coleta de recursos para aliviar a crise financeira dos municípios após a declaração de calamidade. Mendanha lembra que os atuais ministros do Governo Lula (PT) eram colegas de Vilela quando o prefeito foi deputado federal entre os anos de 2003 e 2015.
Após 2025
Apesar destes fatores que destacam a relevância de Mendanha como conselheiro, o ex-gestor esclarece que não pretende ser titular de uma pasta municipal no momento e deve atuar principalmente para ajudar a nova administração. “Não passa pela minha cabeça assumir posição no município, ele está com um tempo bom e, se for necessário, vou dar apoio para aconselhar”, afirma.
Após este período, Mendanha não descartou uma possível candidatura para uma carga política no futuro, mas confirmou que sua trajetória depende do apoio consolidado de Leandro Vilela e das alianças locais. “Meu foco, neste momento, está em auxiliar Leandro na resolução dos enormes desafios de Aparecida. Após essa etapa, estarei à disposição do partido para disputar a carga que melhor atenda aos interesses do grupo, às alianças políticas e ao desejo da população. Ainda não tive tempo para refletir sobre 2026, pois as demandas de Aparecida exigem dedicação integral. No entanto, sigo acompanhando de perto as diversas regiões de Goiás e buscando soluções junto às lideranças locais.”