segunda-feira, 21 de setembro de 2026
Reforma

Dino pede mais tempo para analisar caso de militar com HIV assintomático

Julgamento suspenso após voto favorável do relator Alexandre de Moraes, que defende reforma com benefícios para militares portadores do vírus

Bruno Goulartpor em
Dino pede mais tempo para analisar caso de militar com HIV assintomático
Foto: Agência Brasil

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista no julgamento que discute se um militar com HIV assintomático deve ser considerado incapaz para o serviço nas Forças Armadas.

Com isso, o debate foi suspenso, e apenas o relator, Alexandre de Moraes, votou até o momento. Ele se posicionou a favor do recurso, argumentando que o STF deve garantir a igualdade e combater a discriminação, especialmente no âmbito laboral.

Leia mais: Com Lula enfraquecido, Centrão avalia riscos e oportunidades: agir agora ou perder 2026

O caso em análise envolve um militar que solicitou reforma por ser portador do HIV, o que garantiria benefícios previdenciários, como aposentadoria e auxílio-invalidez. No entanto, ele recebeu apenas uma licença, que pode ou não ser remunerada. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já havia decidido que militares com HIV, independentemente do estágio da doença, têm direito à reforma por “incapacidade definitiva para o serviço ativo das Forças Armadas”.

Moraes, em seu voto, concordou com o entendimento do STJ e propôs uma tese: o fato de ser portador assintomático do HIV não pode ser o único motivo para a reforma por incapacidade definitiva. O julgamento tem repercussão geral, o que significa que a decisão do STF servirá de diretriz para casos semelhantes em todo o país.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Flávio Dino Julgamento militar com HIV

Veja também

Wilder e Bolsonaro

Eleições 2026

PT questiona uso de imagem de Bolsonaro em campanha de Wilder Morais

Representação apresentada ao TRE-GO pede retirada de bandeiras, adesivos e bótons com a imagem do...
Pela primeira vez em Goiânia, exposição reúne 60 fotografias de Vik Muniz na Vila Cultural Cora Coralina

ARTE E CULTURA

Pela primeira vez em Goiânia, exposição reúne 60 fotografias de Vik Muniz na Vila Cultural Cora Coralina

Exposição percorre três décadas da produção do artista e reúne trabalhos feitos com açúcar,...
Daniel Vilela

ELEIÇÕES 2026

Daniel Vilela defende continuidade de investimentos em infraestrutura no Sul de Goiás

Candidato à reeleição passou por Goiatuba e Bom Jesus de Goiás e destacou obras rodoviárias e q...
Luis Cesar Bueno

ELEIÇÕES 2026

Luis Cesar Bueno defende ligação de polos industriais de Aparecida de Goiânia às ferrovias

Candidato ao governo de Goiás também apresentou propostas para educação e segurança pública du...
Marconi Perillo

ELEIÇÕES 2026

Marconi Perillo recebe apoio de entidades de policiais e bombeiros em Goiânia

Candidato apresentou propostas para militares da ativa e da reserva durante reunião com representan...
Mensagens mostram contato de Ibaneis com Vorcaro durante negociação do Master

Investigação

Mensagens mostram contato de Ibaneis com Vorcaro durante negociação do Master

Registros indicam troca de documentos e conversas entre ex-governador e banqueiro durante tratativas...
Prazo para Mendonça responder a acusações de Moraes termina nesta segunda (21)

STF

Prazo para Mendonça responder a acusações de Moraes termina nesta segunda (21)

Moraes alega que os relatórios de inteligência da Polícia Federal (PF) enviados a Edson Fachin in...
Ciro Nogueira ataca Boulos e Lula após rumor sobre ministério

Operação Compliance Zero

PF apreende dólares, euros e liras turcas em escritório de Ciro Nogueira

Valores foram encontrados durante a 5ª fase da Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas ...