Ainda estou aqui: filme leva três estatuetas para casa no Prêmio Platino
Após vencer o Oscar e o Globo de Ouro, Ainda Estou Aqui leva três estatuetas do Prêmio Platino e reafirma a força do cinema brasileiro
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, foi o grande destaque da 12ª edição do Prêmio Platino, realizada neste domingo (27), em Madri, na Espanha. A produção levou os principais troféus da noite: Melhor Filme Ibero Americano, Melhor Direção para Walter Salles e Melhor Atriz para Fernanda Torres.
A atuação de Fernanda Torres no papel principal foi elogiada pela crítica, consagrando sua performance como uma das mais impactantes do cinema brasileiro recente. Por incompatibilidade na agenda, ela não conseguiu comparecer à premiação, e foi representada pela atriz Valentina Herszage, que interpretou Vera Paiva. Walter Salles também não conseguiu comparecer e o produtor do filme, Rodrigo Teixeira, recebeu a estatueta.
O reconhecimento no Prêmio Platino se soma a uma série de conquistas internacionais de “Ainda Estou Aqui”. O filme venceu o Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional. Além disso, recebeu indicações ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz para Fernanda Torres, que ela também venceu. A atriz também foi premiada no Satellite Awards como Melhor Atriz em Filme de Drama.
A vitória de Ainda Estou Aqui no Prêmio Platino reforça a importância do cinema brasileiro no cenário internacional e destaca a relevância de narrativas que abordam a memória histórica. A produção continua a ser celebrada por sua contribuição artística e por trazer à tona questões fundamentais sobre o passado recente do Brasil.