sábado, 12 de setembro de 2026
Refugiados

Número de deslocados no mundo bate novo recorde e chega a 123 milhões, aponta Acnur

Segundo a Acnur cerca de 123,2 milhões de indivíduos foram deslocados de seus respectivos países de forma forçada

Lalice Fernandespor em
Número de deslocados no mundo bate novo recorde e chega a 123 milhões, aponta Acnur
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O número de pessoas forçadas a deixar suas casas no mundo todo atingiu um novo recorde em 2024. Segundo relatório divulgado na sexta-feira (13) pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), cerca de 123,2 milhões de indivíduos foram deslocados por conta de conflitos armados, perseguições, crises humanitárias e violações de direitos humanos, um aumento de 7 milhões em relação a 2023.

Isso significa que, atualmente, uma em cada 67 pessoas no planeta vive em condição de deslocamento forçado. O relatório “Tendências Globais: Deslocamento Forçado em 2024” mostra que as maiores crises continuam concentradas em poucos países. Juntas, Sudão (14,3 milhões), Síria (13,5 milhões), Afeganistão (10,3 milhões) e Ucrânia (8,8 milhões) respondem por mais de um terço do total global.

A grande maioria dessas pessoas encontra abrigo em países com menos recursos: 73% dos refugiados e solicitantes de proteção internacional vivem em nações de baixa ou média renda. Entre os países que mais recebem refugiados, os menos desenvolvidos abrigam 23% do total. A proximidade geográfica também pesa: 67% dos deslocados permanecem em países vizinhos.

Em termos proporcionais à população, o Líbano é o país mais impactado, com um refugiado para cada oito habitantes. Aruba (1 em 9), Chade e Curaçao (1 em 16), e Jordânia (1 em 18) também figuram entre os países mais pressionados pela chegada de refugiados.

Na outra ponta, os Estados Unidos lideraram o número de novos pedidos individuais de refúgio em 2024, com 729,1 mil solicitações. Em seguida aparecem Egito (433,9 mil), Alemanha (229,8 mil), Canadá (174 mil) e Espanha (167,4 mil).

O relatório também destaca um dado alarmante: 40% dos deslocados são crianças, evidenciando o impacto profundo e duradouro das crises humanitárias nas populações mais vulneráveis.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Acnur Refugiados

Veja também

Aprovação de Trump cai para 33% e maioria dos eleitores diz estar pior financeiramente

Economia

Aprovação de Trump cai para 33% e maioria dos eleitores diz estar pior financeiramente

Trump tem menor aprovação desde início do segundo mandato, com economia no centro das críticas
11 de setembro

MEMÓRIA

25 anos do 11 de Setembro: o dia que mudou o mundo

Uma manhã de céu aberto nos Estados Unidos se transformou em uma sequência de ataques que atingiu...
“Estão apostando com nossas vidas”, diz ex-pesquisador da OpenAI e da Anthropic

REVOLUÇÃO DAS MÁQUINAS?

“Estão apostando com nossas vidas”, diz ex-pesquisador da OpenAI e da Anthropic

Jacob Coxon deixou a indústria de inteligência artificial e acusou as duas empresas de avançarem ...
rússia

Zelensky

Avião de Zelensky quase é atingido por drone durante voo, diz premiê da Noruega

Presidente ucraniano viajava da Moldávia para Oslo, onde participou do funeral do rei Harald
Itália registra verão mais quente desde 1950, aponta instituto de pesquisa

Verão italiano

Itália registra verão mais quente desde 1950, aponta instituto de pesquisa

Temperatura média chegou a 24,6°C em 2026, enquanto agosto bateu recorde histórico com 25,6°C
Austrália quer dar ao usuário controle sobre o algoritmo das redes sociais

MAIS CONTROLE

Austrália quer dar ao usuário controle sobre o algoritmo das redes sociais

Proposta permite escolher entre recomendações personalizadas ou apenas publicações de perfis seg...
Rússia e Coreia do Norte colocam em operação nova ligação rodoviária

APROXIMAÇÃO

Rússia e Coreia do Norte colocam em operação nova ligação rodoviária

Ponte sobre o rio Tumen terá uso inicial para cargas e deve receber passageiros até o fim do ano
Barcos afundados transformaram fundo arenoso em recife artificial próximo a Gibraltar

Recife artificial

Barcos afundados transformaram fundo arenoso em recife artificial próximo a Gibraltar

Iniciativa iniciada pelo mergulhador Eric Shaw, em 1973, resultou em uma rede com mais de 30 embarca...