segunda-feira, 17 de agosto de 2026
ONU

Violência contra trabalhadores humanitários atinge novo patamar em zonas de conflito

ONU alerta para aumento da insegurança e destaca uso de drones armados em ataques contra civis e equipes de ajuda

Eduardo Silvapor Eduardo Silva em
Violência contra trabalhadores humanitários atinge novo patamar em zonas de conflito
Foto: Juan Rojo/Flickr

O ano de 2025 terminou com 350 trabalhadores humanitários mortos em diferentes regiões do mundo, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (17) pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha). Gaza concentrou 186 dessas mortes, enquanto o Sudão registrou outras 71 vítimas. O levantamento aponta que a violência continua atingindo profissionais envolvidos diretamente na assistência a populações afetadas por guerras e crises.

Ao todo, 907 integrantes de equipes humanitárias foram assassinados, feridos ou sequestrados durante 2025, conforme informações do banco de dados da organização Humanitarian Outcomes. Apesar do número de mortes ter recuado em relação a 2024, quando 377 trabalhadores foram assassinados, a ONU considera o cenário extremamente grave. Desde janeiro de 2026, mais 82 profissionais morreram, 97 ficaram feridos e 39 foram sequestrados em diferentes países.

Leia também: 

 

 

Para Tom Fletcher, chefe humanitário das Nações Unidas, mais de mil trabalhadores humanitários foram mortos em apenas três anos, situação que classificou como “completamente inaceitável”. Ele defendeu que os governos cumpram as normas do direito internacional humanitário e adotem medidas concretas para proteger civis e profissionais que atuam em áreas de conflito. Fletcher também cobrou responsabilização dos responsáveis por violações dessas regras.

A ONU também manifestou preocupação com a expansão do uso de drones armados, considerados uma ameaça crescente por serem baratos e de fácil adaptação. No Sudão, esses equipamentos foram associados a 80% das mortes de civis registradas nos quatro primeiros meses de 2026, principalmente em ataques contra mercados e unidades de saúde. Fletcher afirmou que a tecnologia mudou, mas as normas que estabelecem limites para a guerra permanecem as mesmas.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Caiado acusa PT de tolerância com facções e afirma que Brasil vive processo de “mexicanização”

Crítica

Caiado acusa PT de tolerância com facções e afirma que Brasil vive processo de “mexicanização”

Pré-candidato do PSD à Presidência defendeu integração na segurança pública e citou promotor ...
trump

Ameaça

Trump ameaça bombardear Omã e cobra rendição do Irã em disputa sobre Estreito de Ormuz

Presidente americano critica negociações entre Mascate e Teerã e afirma que país será alvo caso...
trump

Exercícios militares

Trump manda reduzir exercícios militares com Coreia do Sul

Presidente dos EUA considerou as manobras um sinal “inadequado e hostil” à Coreia do Norte e ci...
colômbia

RELAÇÃO COLÔMBIA-EUA

De la Espriella pede a Trump suspensão de tarifas após terremoto na Colômbia

Pedido ocorre em meio à operação de emergência que mobiliza equipes de resgate e assistência hu...
Terremoto de magnitude 7,7 deixa ao menos 38 mortos na Indonésia

Tragédia

Terremoto de magnitude 7,7 deixa ao menos 38 mortos na Indonésia

Tremor atingiu a região da ilha de Flores e provocou danos em imóveis; alerta de tsunami chegou a ...
ONU alerta para impacto de sanções dos EUA na chegada de ajuda humanitária a Cuba

Sanções

ONU alerta para impacto de sanções dos EUA na chegada de ajuda humanitária a Cuba

Restrições e temor de empresas afetam transporte de medicamentos, equipamentos de água e outros i...
Terremoto

Colômbia

Terremoto de 7,4 deixa 281 mortos e 379 desaparecidos na Colômbia

Após 72 horas do tremor, equipes de resgate reduzem buscas em áreas sem possibilidade de sobrevive...
EUA acusa cerca de 40 países de facilitar entrada de produtos chineses

Acusação

EUA acusa cerca de 40 países de facilitar entrada de produtos chineses

Relatório aponta uso de terceiros países para alterar a origem de mercadorias e reduzir o impacto ...